SIMON PRESTA HOMENAGEM A SALGADO FILHO



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) prestou homenagem à memória do ex-senador gaúcho Salgado Filho, falecido em 30 de julho, há 50 anos, em um acidente aéreo. Simon recordou a ligação do ex-senador com Getúlio Vargas, ressaltando que sua morte ocorreu justamente quando este se dirigia a São Borja, onde se encontraria com Vargas para pedir apoio na campanha para o governo do estado.
Primeiro ministro da Aeronáutica, indicado por Vargas, Salgado Filho, afirmou Simon, teve atuação decisiva para estruturar a aviação civil e militar. "Ele organizou a Força Aérea Brasileira, reorganizou as linhas nacionais e autorizou a primeira linha para os Estados Unidos", informou o senador. No cargo de ministro da Indústria e Comércio, disse ainda Simon, Salgado Filho "teve uma atuação brilhante", sendo o autor de quase toda a legislação trabalhista do período, além de ter instituído o uso obrigatório da carteira de trabalho.
A pista de pouso e decolagem da Base Aérea de Santa Maria (RS), "em homenagem a este grande brasileiro", disse Simon, passou a chamar-se Salgado Filho, no início deste mês.
- "Trata-se de uma merecida homenagem a um homem que fazia parte de uma brilhante geração de líderes políticos gaúchos, que tiveram atuação nacional na primeira metade deste século, como Getúlio Vargas, Oswaldo Aranha e João Neves da Fontoura, entre tantos outros" - observou o senador.

04/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Wellington Salgado presta "homenagem" a Zelaya

Paim presta homenagem a Luiz Viana Filho

SIMON PRESTA HOMENAGEM A ALEIXO POR TER VOTADO CONTRA EDIÇÃO DO AI-5

Simon presta homenagem a Tebet e diz que colega dá "lição de coragem"

Senadores apóiam Simon em pedido de afastamento de Sarney, enquanto Wellington Salgado constesta

ACM SE EMOCIONA AO AGRADECER A HOMENAGEM A SEU FILHO