Paim propõe aperfeiçoamento da reforma da Previdência



O senador Paulo Paim (PT-RS) emitiu nesta segunda-feira sua opinião sobre a reforma da Previdência, encaminhada pelo Executivo na semana passada ao Congresso. Mesmo posicionando-se favorável à reforma, ele defendeu alterações no texto original, sobretudo no que diz respeito à tributação dos inativos do setor público. Paim também defendeu o estabelecimento de negociações entre o Parlamento e o Executivo para aperfeiçoar a reforma tributária.

Conforme o senador pelo Rio Grande do Sul, todos os países da América Latina que realizaram reformas semelhantes à proposta pelo governo Lula tiveram seu sistema previdenciário piorado. Ele citou como exemplo o caso da Argentina, que, antes da reforma, em 1993, apresentava um superávit fiscal de US$ 2,2 bilhões e, após a reforma, passou a registrar déficit de US$ 6,9 bilhões, que continua crescendo.

Em aparte, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) concordou que o funcionário público não pode ser responsabilizado pelos problemas que o sistema previdenciário enfrenta. Já o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) parabenizou Paim pela coragem de discordar de alguns pontos propostos pelo governo na reforma da Previdência. Ele lamentou que integrantes do Executivo estejam ameaçando com punições os petistas que opinam contra as propostas do governo.



05/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim diz que previdência não tem déficit e rejeita reforma

Governo concorda em alterar reforma da Previdência, diz Paim

Paim diz que votará contra a reforma da previdência se ela não for modificada

Paim apresenta emendas à proposta da reforma da Previdência

Governadores não decidirão reforma da Previdência, afirma Paim

Paim comunica que PT decidiu modificar a reforma da Previdência