Paim propõe elevar aposentadoria de segurado dependente de assistência permanente



Encontra-se na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), à espera de emendas, projeto (PLS 270/04) de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) que altera a legislação previdenciária com o objetivo de elevar em 25% as aposentadorias de um grupo especial de segurados: o daqueles que necessitam de assistência permanente de outra pessoa em razão de doença ou deficiência física.

O projeto eleva o valor da aposentadoria especial por invalidez, assim como o benefício obtido por idade e por tempo de contribuição. O artigo 45 da Lei 8.213/91 estabelece o acréscimo de 25% apenas para as aposentadorias por invalidez, não alcançando aqueles segurados acometidos por doenças ou por incapacitação física depois de aposentados.

"Tal diferenciação é um contra-senso, além de contradizer um dos preceitos básicos da seguridade social: uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais", afirma Paim na justificação do seu projeto.

O senador acrescenta que o tratamento diferenciado torna-se ainda mais injusto quando se considera que os aposentados por idade e por tempo de contribuição (inclusive os que têm aposentadoria especial) contribuem igualmente para o custeio da Previdência Social.



08/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto garante pensão a dependente de ex-segurado da Previdência

CAE posiciona-se a favor de renúncia à aposentadoria se ato beneficiar segurado

Paim propõe dar aposentadoria especial a taxistas

Paim propõe aposentadoria especial para paraplégicos

Paim propõe critério diferenciado para aposentadoria de deficiente

CCJ aprova integralidade e paridade para aposentadoria por invalidez permanente no serviço público