Paim propõe mudança na CLT para beneficiar salva-vida, vigilante, vigia e segurança



Tramita na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde aguarda recebimento de emendas, projeto de lei do senador Paulo Paim (PT-RS) que altera artigo da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) a fim de considerar perigosa a atividade profissional que implique risco iminente de acidente ou violência física. De acordo com o autor do texto, a proposta visa dar proteção legal a trabalhadores como salva-vidas, vigilantes, vigias e seguranças.

De acordo com a legislação vigente, "são consideradas atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho, aquelas que, por sua natureza ou método de trabalho, impliquem o contato permanente com inflamáveis ou explosivos em condições de risco acentuado". Com o projeto (PLS 387/08), Paim quer incluir no texto da CLT a proteção a atividades sujeitas a "exposição à situação de risco de vida, perigo iminente ou violência física".

Ao defender a mudança na CLT, Paim lembra que salva-vidas, vigias e seguranças privados estão sujeitos cotidianamente ao risco de vida e à violência física, principalmente por terem "o dever legal de agir em situações de perigo".

O senador explica ainda que a CLT prevê um adicional de 30% sobre o salário do empregado que trabalha em condições de periculosidade, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa. Paim observa que o adicional, mesmo servindo de incentivo e valorização para esses profissionais, não deve ser visto como substituto ao "bem maior do trabalhador, que é a vida".



21/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim propõe mudança na definição de portador de deficiência

CI vota projeto que aumenta o número de coletes salva-vida a bordo de embarcações

CCJ aprova mudança no Banco da Terra para beneficiar agricultor familiar

MAURO COBRA MUDANÇA NO CRÉDITO EDUCATIVO PARA BENEFICIAR OS MAIS POBRES

Mudança na Lei Rouanet pode beneficiar profissionais da área de audiovisual

Projetos ambientais vão beneficiar o Rio Grande do Sul, diz Paim