Paim propõe mudança na definição de portador de deficiência



Projeto do senador Paulo Paim (PT-RS) muda a definição de portador de deficiência na Lei Orgânica da Assistência Social. O intuito do senador é possibilitar que todas as pessoas carentes portadoras de deficiência possam receber o benefício de prestação continuada.

A legislação em vigor estabelece que a pessoa portadora de deficiência -é aquela incapacitada para a vida independente e para o trabalho-. O parlamentar quer alterar essa definição, passando a qualificar o deficiente como a pessoa -que sofre limitação substancial em sua capacidade mental, física ou emocional que dificulta a sua sobrevivência e o exercício de atividade remunerada-.

O benefício de prestação continuada é definido na lei como -a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso com 70 anos ou mais que comprovem não possuírem meios para a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família-. Paim afirma, na justificação do projeto, que a lei restringe o pagamento do benefício apenas às pessoas portadoras de deficiência que estejam -levando uma vida meramente vegetativa-.

A proposição também garante o recebimento desse benefício para o portador de deficiência que ganhe até um salário mínimo e tenha perdido sua ocupação. De acordo com o projeto, o benefício começará a ser pago após os cinco meses de seguro-desemprego a que fazem jus todos os trabalhadores, deficientes ou não.

O senador acrescenta que, -como garantia de que a medida se destina ao portador de deficiência realmente necessitado, limitamos a remuneração que detinha no trabalho ao valor de um salário mínimo mensal-. Segundo Paulo Paim, -o projeto propugna pela flexibilização dos requisitos estabelecidos pela lei para o reconhecimento do direito ao benefício assistencial aos portadores de deficiência, de sorte a impedir a discriminação daqueles que exerçam alguma atividade compatível com sua deficiência-.

O projeto tem caráter terminativo na CAS, ou seja, cabe à comissão a decisão final sobre a matéria no Senado, a não ser que requerimento apresentado por pelo menos nove senadores peça sua votação em Plenário. Não foram apresentadas emendas à proposta, para a qual ainda não há designação de relator.



07/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto de Paim cria o Estatuto do Portador de Deficiência

Paim quer instituir Dia Nacional de Luta do Portador de Deficiência

Paim elogia estudo que retrata situação de portador de deficiência

Paim quer assegurar salário mínimo para portador de deficiência carente

Paim propõe mudança na CLT para beneficiar salva-vida, vigilante, vigia e segurança

Portador de deficiência poderá ter estatuto