Paim quer agravantes para crimes de racismo
O projeto do senador Paulo Paim (PT-RS) que inclui a previsão de agravantes aos crimes praticados por motivos de racismo (PLS nº13/04) está tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) para deliberação dos senadores. O relator da matéria, senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), já deu parecer favorável à matéria, que é terminativa na comissão.
O objetivo do representante gaúcho é alterar o Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940, buscando -adequar a legislação penal, propiciando um enquadramento do fator subjetivo que impele a ação concreta de indivíduo que pratica um crime, tendo como origem seu sentimento preconceituoso ou racista-.
Segundo Paim, as questões de racismo que maculam o convívio social atrasam o convívio fraterno, que é a grande utopia buscada nas ações afirmativas propostas no Senado e em outras esferas do poder. Com essa medida, o parlamentar pretende acabar com as estatísticas de que os negros são os brasileiros mais expostos à violência e com a visão preconceituosa de que o negro é um bandido em potencial.
08/06/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
CCJ examina tipificação do vandalismo e agravantes para crimes durante manifestações
Lei que define crimes de racismo completa 25 anos
Paim pede medidas para combate ao racismo
Paim: banana para Neymar e agressão a estudante baiano no RS mostram persistência do racismo
Paulo Paim destaca data para celebrar poesia, inclusão de portadores de Síndrome de Down e luta contra o racismo
Paim denuncia racismo em hotel de Brasília