Paim quer arquivamento do projeto de alterações na CLT



O presidente em exercício do Senado, Paulo Paim, defendeu nesta quinta-feira (6) o arquivamento, pelo Senado, do projeto de alteração da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) apresentado pelo governo anterior e já aprovado na Câmara, sugerindo a constituição de Comissão Mista Especial do Congresso para elaborar um novo texto.

- Vamos arquivar de uma vez por todas esse projeto que diz que acima do legislado está o negociado. Desse projeto, pelo qual a lei não vale nada, vale a vontade do mais forte, não se aproveita nada - afirmou.

Paim informou que o ministro do Trabalho, Jacques Wagner, está de acordo com sua iniciativa, e que pretende angariar as assinaturas de todos os líderes partidários no Senado, para dar andamento à sua proposta em regime de urgência urgentíssima.

O senador defendeu a votação da proposta de reforma tributária antes de qualquer outra, por considerar que ela é -a reforma-mãe-, mas reconheceu que a opinião do presidente do Senado, José Sarney, que dá prioridade à reforma política, -tem muito peso-. Para Paim, depois da reforma tributária deveriam ser examinadas a da Previdência e as alterações na legislação trabalhista.

- Só poderemos fazer mudanças na CLT com compensações da distribuição de renda. Sem a elevação efetiva do salário-mínimo e distribuição de renda, não vejo possibilidade de fazer modificações - afirmou.

Paim acha que a data-base do salário mínimo deveria voltar a ser 1º de maio, e não 1º de abril, e disse que continuará -perseguindo- a meta do mínimo de cem dólares.




06/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim pede arquivamento de projeto que pretendia promover inclusão de afro-brasileiros no mercado de trabalho

Paim: grupo vai propor alterações ao projeto do Estatuto do Motorista

Goellner quer revisão ou arquivamento de projeto sobre biodiesel

Arthur Virgílio quer alterações no projeto sobre regime tributário das ZPEs

Paim defende arquivamento da PEC 37 e fim do voto secreto no Parlamento

EMILIA QUER ESCLARECER ARQUIVAMENTO DE PEC DE SUA AUTORIA