Paim quer dobrar valor de benefício da assistência social para centenários



O senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou projeto de lei (PLS 672/2007) à Comissão de Assuntos Sociais (CAS) que estabelece que todo idoso com pelo menos 100 anos de idade e pertencente a famílias com renda per capita inferior a um quarto do salário mínimo tem direito a receber benefício no valor de dois salários mínimos.

A Constituição federal já garante o pagamento de um salário mínimo mensal para pessoas carentes com 65 anos ou mais de idade, definidas como idosas. É o chamado Benefício de Prestação Continuada - BPC da Assistência Social.

Na justificação de sua proposta, Paim lembra que "para idosos com idade muito avançada, a renda mensal equivalente a um salário mínimo é totalmente insuficiente para suprir suas necessidades básicas". Isso ocorre, segundo ele, porque as necessidades médicas e de cuidados especiais tornam-se sobremaneira dispendiosas nesta faixa de idade.

Paim destaca ainda que a proposição não modifica as regras para a concessão do BPC e que seu impacto financeiro tende a ser mínimo. De acordo com a última tábua de mortalidade divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao ano de 2005, o idoso que atinge 80 anos tem a expectativa de vida de apenas 9,2 anos adicionais. Pela Contagem da População 2007, realizada em 5.435 municípios com até 170 mil habitantes, o número de idosos com 100 anos ou mais é de 11.422.

De acordo com o Censo Populacional de 2000 do IBGE, os idosos representam cerca de 9% da população brasileira. Nas próximas duas décadas, segundo o instituto , a população idosa do Brasil poderá dobrar passando de aproximadamente 15 milhões de pessoaspara cerca de 30 milhões.

O PLS 672/2007, que altera a Lei nº 10.741/2003 - conhecida como Estatuto do Idoso - aguarda a designação de relator na CAS. No prazo regimental não foram oferecidas emendas à matéria.



04/01/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim quer recuperar valor do salário mínimo

Paim quer 5% do Fundo Social para Previdência

Assistência Social: No PEFI, só fica parado quem quer!

Romero Jucá quer discussão sobre assistência social

CAS quer ouvir Benedita da Silva sobre Conselho de Assistência social

Paim quer programa de inclusão social para moradores de ruas