Paim recebe Frente Parlamentar em Defesa da Educação Profissional



No exercício da Presidência do Senado, o senador Paulo Paim (PT-RS) recebeu nesta quarta-feira (4) a Frente Parlamentar em Defesa da Educação Profissional, grupo de senadores e deputados que apóiam o Programa de Expansão da Educação Profissional (Proep). Trata-se de iniciativa desenvolvida pelo Ministério da Educação e o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para executar ações que integrem educação, trabalho, cultura, ciência e tecnologia em um modelo educacional voltado para o desenvolvimento do país.

Presidente da frente, o deputado Alex Canziani (PTB-PR) agradeceu os esforços de Paim para desenvolver ações nessa área.

- Não há como gerar emprego no país se não tivermos mão-de-obra qualificada. E nós temos feito um trabalho para conseguir recursos no orçamento e com isso dar oportunidade para que milhões de jovens possam se qualificar para o mercado de trabalho - afirmou, dizendo temer que haja contingenciamento de parte dos R$ 103 milhões previstos para o Proep neste ano.

Diretor do Proep, o ex-deputado Aldo Arantes também agradeceu a Paim o trabalho realizado pela frente parlamentar na valorização da educação profissional.

- O presidente Paim faz parte da frente, assim como inúmeros deputados e senadores, que desenvolveram importante trabalho no sentido de que no orçamento deste ano fossem incorporados recursos mais expressivos para o Proep desenvolver seu trabalho de expansão da educação profissional - disse, pedindo que não haja contingenciamento dos recursos destinados ao programa.

Paulo Paim disse por sua vez entender que o dinheiro está garantido. "Eu entendo que o ensino profissional é fundamental. Vamos conversar com o ministro da Educação e com o ministro do Planejamento. Se houver algum tipo de represamento, que não seja nessa área, que para nós é da maior importância".

O objetivo do Proep é propiciar uma maior diversificação na oferta e na definição de cursos condizentes com as necessidades do mercado do trabalho e com as inovações tecnológicas contemporâneas. As ações realizadas pelo Proep, de acordo com o Ministério da Educação, já resultaram na assinatura de inúmeros convênios e na inauguração de diversas instituições de ensino, além de consideráveis reformas e ampliações de escolas e laboratórios.



04/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim participa do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Aposentados e Pensionistas

Paim comparece ao lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Igualdade Racial

Paim registra criação da Frente Parlamentar em Defesa do Ensino Técnico

Sarney recebe Frente Parlamentar em Defesa das Vítimas de Violência

Flávio Arns participará da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Comunitária

Instalada Frente Parlamentar de Defesa da Infância