Paim registra criação da Frente Parlamentar em Defesa do Ensino Técnico
O senador Paulo Paim (PT-RS) anunciou ao Plenário que foi criada nesta quinta-feira (17), na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar em Defesa do Ensino Técnico Profissionalizante. Ele apresentou na semana passada projeto de resolução que cria, no Senado, idêntica frente parlamentar, destinada a lutar pela implantação de mais escolas técnicas no país.
Paulo Paim afirmou que há necessidade de ampliação donúmero de escolas técnicas profissionalizantes no país, pois em muitas regiões suas vagas vêm sendo tão disputadas que existem mais candidatos por vagas do que nas universidades federais.
O senador citou afirmação do professor Márcio Pochmann, da Unicamp, para quem falta ao Brasil um sistema de ensino público profissionalizante que atenda às necessidades dos setores da economia que têm crescido acima da média nacional, como os de mineração e de cana-de-açúcar. Já o Ministério da Educação informou, conforme Paulo Paim, que existem cerca de 200 mil empregos à espera de candidatos de nível técnico.
- É uma situação curiosa, pois sabemos que nunca as taxas de desemprego entre jovens de 15 a 24 anos foi tão alta. Temos no país 4,4 milhões de jovens desempregados - salientou o senador.
Paulo Paim lembrou que o governo federal anunciou investimento de R$ 1 bilhão para a criação de 150 escolas federais de ensino técnico, dentro do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
17/05/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovada criação da Frente Parlamentar em Defesa do Ensino Profissionalizante
Paim recebe Frente Parlamentar em Defesa da Educação Profissional
Renan anuncia criação de frente parlamentar em defesa dos municípios
Paim participa do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Aposentados e Pensionistas
Paim comparece ao lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Igualdade Racial
Raupp critica burocracia e registra criação de frente parlamentar pela gestão pública