Paim participa do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Aposentados e Pensionistas



O senador Paulo Paim (PT-RS) voltou a defender, nesta segunda-feira (19), projeto de lei de sua autoria que extingue o fator previdenciário na concessão de aposentadorias (PLS 296/03). A reivindicação foi feita durante lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Aposentados e Pensionistas, na Câmara dos Deputados, na presença de representantes da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap) e das federações de aposentados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Maranhão, Rio Grande do Norte. A proposta já foi aprovada no Senado e encontra-se em tramitação na Câmara.

- É preciso o mínimo de seriedade e responsabilidade. O governo Lula avançou muito, mas ele tem uma dívida com os idosos. E o presidente sabe da minha posição - argumentou.

O PLS 296/03 extingue o fator previdenciário para que o valor do benefício da aposentadoria volte a ser calculado por média aritmética simples, levando em conta os últimos 36 salários de contribuição, apurados em período não superior a 48 meses. Implantado em 1999, o fator previdenciário mudou a fórmula de cálculo da aposentadoria, que passou a ser definida a partir da combinação da idade do segurado; do tempo de contribuição para a Previdência Social e da expectativa de vida do segurado no momento em que se aposenta, definida a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para o presidente da frente, deputado Cléber Verde (PRB-MA), o fim do fator previdenciário vai proporcionar um aumento de 30% nas aposentadorias.

Durante o encontro, Paim também defendeu a correção das aposentadorias pelo mesmo índice de reajuste do salário mínimo. Proposta nesse sentido foi apresentada pelo senador e aprovada como emenda ao projeto de lei da Câmara que fixa uma política de reajuste do salário mínimo (PLC 42/07), de autoria do Poder Executivo. A proposta já foi aprovada pelo Senado e também se encontra na Câmara.

Os aposentados reivindicaram ainda a aprovação do PLS 58/03, também de autoria de Paim, que garante a atualização das aposentadorias e pensões pagas pela Previdência Social e pela União. A proposta aguarda a designação de relator na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Pouco antes do encerramento do evento, Paim recebeu uma placa em reconhecimento a sua luta em defesa dos aposentados. O material foi entregue ao senador pelo representante da Associação dos Bancários Aposentados de São Paulo, Arnaldo Muchon.



19/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim comparece ao lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Igualdade Racial

Parlamentares lançam frente em defesa dos aposentados e pensionistas

Evento marca lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Micro e Pequenas Empresas

Nelson Jobim participa do relançamento da Frente Parlamentar de Defesa Nacional

Paim recebe Frente Parlamentar em Defesa da Educação Profissional

Paim registra criação da Frente Parlamentar em Defesa do Ensino Técnico