Paim recebe presidente do Parlamento do Timor Leste
O presidente em exercício do Senado, Paulo Paim, recebeu nesta terça-feira (28) a visita do presidente do Parlamento Nacional da República Democrática de Timor Leste, Francisco Guterres, que veio ao Brasil para conhecer o funcionamento do Legislativo brasileiro e estreitar os laços entre os dois países.
- O Brasil sempre foi um país irmão, não só no contexto da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, mas também porque partilhou os anos mais difíceis da luta do povo de Timor Leste pela sua auto-determinação. Vim levar a experiência do Parlamento brasileiro ao nosso, que é muito pequeno e com estruturas muito simples, e agradecer a todos os órgãos de soberania do povo brasileiro o apoio à independência do Timor Leste - afirmou Guterres.
Paim prometeu ao visitante trabalhar -numa política de parceria- que inclui o fortalecimento do grupo parlamentar Brasil-Timor Leste e das relações econômicas, culturais e políticas entre as duas nações, e aceitou convite para visitar o Timor Leste.
- O presidente Guterres me falou das dificuldades para a construção da democracia em seu país, que adotou o parlamentarismo, e eu lhe disse que, como constituinte, defendi a adoção desse sistema no Brasil, mas me senti contemplado quando Lula assumiu a Presidência e está administrando o país da forma como faz hoje, com muita competência - disse Paim.
28/10/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sarney recebe visita oficial do presidente do parlamento do Timor-Leste e comitiva
Protocolo de cooperação vai ajudar o Timor Leste, diz presidente do parlamento timorense
Presidente do Timor Leste visita o Senado
Presidente do Timor Leste visita o Senado
Presidente do Timor-Leste pede paz em entrevista à TV Senado
Suplicy propõe voto de restabelecimento ao presidente do Timor Leste