Presidente do Timor Leste visita o Senado



O primeiro presidente do Timor Leste, Xanana Gusmão, foi recepcionado no Salão Negro do Senado nesta terça-feira (30) pelo vice-presidente da Casa, senador Edson Lobão (PFL-MA). No encontro ficou decidida a visita de uma delegação parlamentar do Timor Leste ao Congresso Nacional, com o objetivo de aproximar mais os dois países e de permitir aos políticos timorenses conhecer de perto a experiência de trabalho do parlamento brasileiro.

- O presidente Xanana Gusmão vem ao Brasil em visita de amizade por tudo quanto fizemos pela criação do Estado de Timor Leste, e nos pede colaboração notadamente neste período inicial de instalação da democracia em seu país, que assumiu como idioma oficial o português e deseja haurir a experiência do Brasil no momento de formulação de toda a sua legislação - esclareceu Lobão.

O vice-presidente do Senado ficou impressionado com o desprendimento político de Gusmão, que abdicou da oportunidade de formar um regime de arbítrio e ser um presidente com poderes pessoais extraordinários, preferindo, em vez disso, adotar o parlamentarismo. O senador enfatizou também a importância da filiação do Timor Leste à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), cuja IV Conferência de Cúpula será instalada amanhã (31), em Brasília, com a participação de Xanana Gusmão:

- Isso aproxima o Timor do Brasil, mais ainda de Portugal, e de todos os países de língua portuguesa. É uma decisão de grande envergadura e define o bloco ao qual o novo país deseja pertencer - disse Lobão, que não excluiu a hipótese de realização de investimentos conjuntos na área econômica, já que aquele país é rico em petróleo e a Petrobrás domina a tecnologia de exploração desse combustível.

O senador Benício Sampaio (PFL-PI) participou do encontro com o presidente do Timor Leste. A comitiva oficial de Gusmão nesta visita incluiu o Secretário de Estado da Defesa, Roque Félix de Jesus Rodrigues, o Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros, José Luís Guterres, a Embaixadora em Lisboa, Pascoela Barreto, o Diretor-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Olímpio Branco, e a Assessora do Presidente da República para Relações Internacionais, Paula Ferreira Pinto.



31/07/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidente do Timor Leste visita o Senado

Sarney recebe visita oficial do presidente do parlamento do Timor-Leste e comitiva

Presidente do Timor-Leste pede paz em entrevista à TV Senado

Paim recebe presidente do Parlamento do Timor Leste

Suplicy propõe voto de restabelecimento ao presidente do Timor Leste

Protocolo de cooperação vai ajudar o Timor Leste, diz presidente do parlamento timorense