Sarney recebe visita oficial do presidente do parlamento do Timor-Leste e comitiva



O presidente do Senado Federal, José Sarney (PMDB-AP), recebeu nesta quinta-feira (17) visita oficial do presidente do Parlamento Nacional do Timor-Leste, Fernando La Sama de Araújo, que veio acompanhado de pequena comitiva. O parlamentar timorense foi recebido na sala de audiências da Presidência do Senado, onde conversou com Sarney sobre a história recente e o cenário atual do Brasil e do Timor-Leste.

A pedido do visitante, Sarney colocou o Senado à disposição do Parlamento timorense para intercâmbio e apoio técnico, principalmente na área de comunicação institucional. O presidente do Senado lembrou que conhece o atual presidente daquele país, José Ramos Horta, e seu primeiro-ministro, Xanana Gusmão.

Ramos Horta e Xanana Gusmão tiveram atuação destacada no processo de independência do Timor-Leste, que foi colônia de Portugal até 1975 mas, dias depois, teve seu território invadido pela Indonésia. Apenas em 1999 o Timor-Leste conquistou a independência da Indonésia, depois de, em referendo organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), 80% do povo timorense optar pela independência.

Logo depois da visita, Sarney assumiu a presidência da sessão deliberativa, registrou a visita recebida e lembrou que, em 1985, quando era presidente da República, defendeu a independência do Timor-Leste perante a ONU. Sarney também reiterou a disposição de o Congresso Nacional ajudar o parlamento daquele país com parcerias e assistências técnica e humana.

Convidados pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF) a conhecerem o Plenário, o presidente do Parlamento Nacional do Timor-Leste agradeceu ao presidente Sarney pela recepção e ao parlamento brasileiro pela "solidariedade histórica" ao povo timorense. Assim como Cristovam, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) também saudou a visita da comitiva timorense e louvou os laços de amizade entre ambas as nações.

Brasil e Timor-Leste fazem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), junto com Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

A República Democrática de Timor-Leste localiza-se na parte oriental da Ilha de Timor, na Ásia, e tem como capital a cidade de Díli. As línguas oficiais são o Português e o Tétum. Trata-se de uma república parlamentarista unicameral. O território tem pouco mais de 14 mil quilômetros quadrados, onde vivem 1,1 milhão de habitantes. A moeda é o escudo timorense e o clima predominante é o equatorial.



17/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim recebe presidente do Parlamento do Timor Leste

Presidente do Maláui e comitiva são recebidos por Sarney e senadores em visita oficial ao Congresso Nacional

Sarney recebe visita do presidente do Uzbequistão e comitiva

Protocolo de cooperação vai ajudar o Timor Leste, diz presidente do parlamento timorense

Presidente do Timor Leste visita o Senado

Presidente do Timor Leste visita o Senado