Paim registra passagem do Dia Universal dos Direitos Humanos



Em discurso no Plenário nesta segunda-feira (11), o senador Paulo Paim (PT-RS) registrou a passagem do 58º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, comemorado no domingo (10), Dia Universal dos Direitos Humanos. A declaração, com 30 artigos em que são enumerados esses direitos, foi assinada em 1948 durante Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Paris.

Paim ressaltou que a declaração condena a escravidão, a tortura, a discriminação, a detenção e o exílio arbitrários, além de consagrar as liberdades de movimento, consciência e expressão. No entanto, lamentou o senador, o documento ainda é pouco conhecido e pouco aplicado ao redor do mundo.

O senador lembrou que, em cada sete habitantes do planeta, um passa fome, frisando que a pobreza é uma violação dos direitos humanos e um dos mais graves problemas do nosso tempo.

Paim citou comentários da alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Louise Arbour, que em entrevista recente disse serem a miséria e a exclusão resultados de discriminações e acesso desigual aos recursos e oportunidades, tanto sociais quanto econômicos e culturais.

- Creio que é dever nosso garantir a todas as pessoas os mesmos direitos civis, políticos, econômicos, culturais e sociais - afirmou.

Nação Krahô-Canela

Paim aproveitou para cumprimentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela assinatura do decreto, publicado no Diário Oficial na sexta-feira (8), que reconhece os imóveis rurais destinados a assentar o povo indígena Krahô-Canela, no município de Lagoa da Confusão (TO).

- O governo disponibilizou o dinheiro, indenizou os proprietários e hoje estão fazendo uma festa lá - registrou.

Paim lembrou que as reivindicações da Nação Krahô-Kanela pela demarcação de seu território durou aproximadamente 30 anos. De acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai), na área reivindicada, a Mata Alagada, será criada uma Reserva Indígena, já que não pode ser provada a tradicional ocupação da área. Contudo, as fazendas obtidas (Retiro do Cocal e Lago do Jacaré) fazem parte da área reivindicada pelos indígenas.



11/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim comemora lançamento de campanha dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Paulo Paim registra abertura de inscrições para Comenda de Direitos Humanos

Cândido destaca Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Declaração Universal dos Direitos Humanos garante igualdade social

Cristovam saúda aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Simon reverencia os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos