Paulo Paim registra abertura de inscrições para Comenda de Direitos Humanos
Em pronunciamento nesta quinta-feira (13), o senador Paulo Paim (PT-RS) registrou a abertura das inscrições para a Comenda de Direitos Humanos Dom Helder Câmara 2013. O prazo de inscrição encerra-se em 1º de agosto. Instituída pelo Senado, a comenda é destinada a agraciar personalidades que tenham oferecido contribuição relevante na defesa dos direitos humanos no Brasil. A comenda é conferida anualmente a cinco personalidades, em sessão do Senado especialmente convocada para esse fim.
Os candidatos à comenda podem ser indicados por deputados e senadores e entidades de defesa dos direitos humanos. A indicação dos candidatos, lembrou o senador, deve ser acompanhada de currículo e justificativa, e ser encaminhada à Mesa do Senado Federal.
O conselho da comenda é composto por um representante de cada um dos partidos com rerpesentação no Senado. O conselho é presidido por Paulo Paim, e tem como vice-presidente a senadora Ana Amélia (PP-RS).
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 3303-5255.
Aplauso
Em seu pronunciamento, Paulo Paim anunciou a apresentação de voto de aplauso pela eleição de Paulo Vanucchi para a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA).
Vanucchi ocupou o cargo de ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, de 2005 a 2010; teve participação efetiva nos movimentos de esquerda durante o regime militar; trabalhou na elaboração do livro Brasil Nunca Mais; e, na avaliação de Paim, "está mais do que credenciado" para representar o Brasil na OEA.
13/06/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paulo Paim assume Conselho da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara
Paim registra passagem do Dia Universal dos Direitos Humanos
Para Paulo Paim, Mandela foi o maior líder de direitos humanos no século
Senado inicia sessão especial para conferir Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara
Comenda Dom Hélder Câmara é entregue a defensores dos direitos humanos
Agraciados recebem Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara