Paim relata participação em debate sobre fim do fator previdenciário e do voto secreto
O senador Paulo Paim (PT-RS) relatou nesta segunda-feira (6) sua participação em ato público ocorrido no Centro de Eventos Pedro Bortolosso, em Osasco, onde debateu com centenas de pessoas o fim fator previdenciário , o reajuste de aposentadorias e pensões de acordo com o salário mínimo e a recuperação de aposentadorias e pensões, conforme estabelecem os três projetos (PL 3299/08; PL 1/07; PL 4484/08) já votados pelo Senado e que se encontram tramitando na Câmara dos Deputados.
Paim disse que o movimento reúne trabalhadores, aposentados e pensionistas, e pretende pressionar a Câmara para que vote as matérias, inclusive a Propostas de Emenda à Constituição (PEC) nº 24, que impede o uso dos recursos da Seguridade Social em outros fins, e a PEC nº 50, que acaba com o voto secreto. O senador assinalou que o desejo pela aprovação dessas matérias foi unânime.
O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) disse, em aparte, que a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou requerimento da senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) para a realização de audiências públicas para debater o Sistema Único de Saúde (SUS). Na avaliação de Mozarildo, é preciso estabelecer um diagnóstico atualizado e a aplicação de um tratamento adequado ao problema.
Paim ainda lamentou a morte do ex-deputado e jornalista Márcio Moreira Alves e lembrou o episódio, ocorrido em 11 de dezembro de 1968, em que os deputados federais se recusaram a cassá-lo a mando do regime militar.
- A crise estava por estourar. Foi um momento emocionante, em que o Plenário da Câmara, após a conclusão da votação, levantou-se e todos os deputados cantaram o Hino Nacional. O que veio pela frente nós sabemos. O governo decretou o Ato Institucional nº 5 e fechou o Congresso Nacional. Marcito teve que rapidamente exilar-se. Ele só voltou após a anistia de 1979 - disse.
06/04/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paulo Paim: relator dará voto favorável à extinção do fator previdenciário
Fator previdenciário tem que ser liquidado, diz Paim
Paim pede campanha por fim do fator previdenciário
Paim volta a defender o fim do fator previdenciário
Paulo Paim pede extinção do fator previdenciário
Paim volta a defender mínimo de R$ 580 e fim do fator previdenciário