Paim ressalta importância da Carta da Terra nas discussões da Rio+20



A Carta da Terra deveria ser uma referência para as discussões da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que será realizada no Rio de Janeiro a partir do próximo dia 13. A afirmação é do senador Paulo Paim, que diz considerar o documento fundamental para a elaboração de políticas públicas.

Lançado em 2000, o documento, que começou a ser elaborado por iniciativa das Nações Unidas, é considerado uma iniciativa global da sociedade, com princípios para a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica.

- A Carta da Terra é um documento da mais profunda importância para a Rio+20, para a realização dos nossos anseios em relação ao nosso planeta -  afirmou o senador.

Paim citou entrevista sobre o tema exibida pela TV Senado no dia 14 de maio e elogiou a postura dos entrevistados o teólogo Leonardo Boff, o Ministro do STJ Hernan Benjamin e o senador Rodrigo Rollemberg, presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado. Para ele, os três demonstraram postura consciente e engajada sobre o desenvolvimento sustentável.

Amadurecimento

Para Paulo Paim, apesar de ocupar posição privilegiada com relação à natureza, com a maior biodiversidade do mundo, grande quantidade de cobertura vegetal e da água doce do planeta, o Brasil precisa amadurecer sua consciência ambiental.

- Ao fazermos isso, vamos lidar melhor com os entraves a vencer - disse.

Entre os problemas que precisam ser enfrentados no país, o senador citou abaixa destinação das áreas desmatadas para a produção de alimentos que serão consumidos aqui, o uso excessivo de agrotóxicos e agressões ao meio ambiente como o massacre de tubarões, que leva espécies ao risco de extinção.



11/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


MALDANER RESSALTA IMPORTÂNCIA DA CARTA MUNICIPALISTA

Paim ressalta importância do trabalho do homem do campo

Paim ressalta importância da aprovação do Estatuto do Idoso

Paulo Paim ressalta importância do Estatuto da Juventude

Paim ressalta importância dos temas escolhidos pela CNBB

Paim ressalta importância de manifestações, mas condena atos de violência e depredação