Paim vai propor proibição de produto químico que matou funcionários de frigorífico
Em audiência na manhã desta segunda-feira (7), o senador Paulo Paim (PT-RS) anunciou que apresentará um projeto de lei para proibir o uso do produto químico que matou funcionários de um frigorífico em Mato Grosso do Sul, no final de janeiro. Ele disse que a proposta poderá estar pronta já neste final de semana. A substância era à base de sulfidrato de sódio, um ácido usado pelos curtumes para retirar os pelos do couro do boi.
– É uma questão de defesa dos trabalhadores no local de trabalho – declarou o senador, ressaltando que “esse produto, quando inalado pelos presentes num determinado espaço físico, mata em poucos minutos”.
A audiência da qual Paim participou teve como tema “O Direito do Consumidor: Consumo Seguro e Saúde” e foi promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH), da qual ele é presidente. A reunião faz parte da 1ª Semana de Vigilância Sanitária no Congresso Nacional, promovida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Diretor-adjunto da Anvisa, Neilton Araújo de Oliveira disse que “a sociedade como um todo vê o consumo muito em sua dimensão econômica e comercial”, mas ressaltou que “o consumo tem uma dimensão sanitária que é tão importante quanto àquela”.
– Não é necessário prejudicar as empresas para proteger a saúde da população, mas as empresas, para manter seus lucros, precisam assegurar qualidade e segurança para os consumidores, que somos todos nós – frisou.
Mais informações a seguir
07/05/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim critica frigorífico por acidente que matou trabalhadores
Representante de frigorífico considera fatalidade morte de quatro funcionários de curtume
Heráclito vai propor ponto eletrônico para funcionários do Senado
Heráclito vai propor ponto eletrônico para funcionários do Senado
Paim: grupo vai propor alterações ao projeto do Estatuto do Motorista
Paim: comissão parlamentar pode propor um novo mínimo