Paim: venda da Ipiranga não pode resultar em demissões



 Ao comentar a compra do grupo Ipiranga por Petrobras, Braskem e Ultra, o senador Paulo Paim (PT-RS) declarou em Plenário, na tarde desta segunda-feira (19), que a transação não pode resultar em demissões nem prejudicar o estado que ele representa, o Rio Grande do Sul. Mas, apesar de ressaltar a preocupação dos funcionários da Ipiranga, o parlamentar elogiou a Petrobras.

- Prefiro que a Ipiranga fique nas mãos da Petrobras do que nas de um grupo estrangeiro - afirmou ele.

A aquisição foi anunciada oficialmente nesta segunda-feira, em uma operação que envolveria o pagamento de cerca de US$ 4 bilhões por todas as ações do grupo Ipiranga. O senador disse que, segundo informações da Petrobras, o grupo Ultra assumirá a rede de distribuição de combustíveis da Ipiranga nas Regiões Sul e Sudeste; à Petrobras caberá a rede de distribuição nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, além de 40% dos ativos do Grupo Ipiranga no setor de petroquímica; enquanto a Braskem deterá os outros 60% desses mesmos ativos e "reforçará" sua posição no controle da Companhia Petroquímica do Sul (Copesul). Já o controle da Refinaria Ipiranga,será igualmente dividido entre as três compradoras.

O parlamentar informou que a Ipiranga - à qual ele se referiu como "potência histórica do Rio Grande do Sul" - obteve no ano passado um lucro de R$ 533,8 milhões, valor que seria 3,1% superior ao registrado em 2005, "apesar das dificuldades enfrentadas na área de refino, pois o grupo não vinha conseguindo competir com a Petrobras".

Quanto à questão dos empregos, Paim relatou que o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Petroquímicas de Triunfo (RS), Carlos Eitor Rodrigues, manifestou sua preocupação quanto a possíveis demissões. Mas o parlamentar também se encontrou com representantes da Petrobras, que lhe garantiram que isso não ocorrerá.

- Esperamos que essa transação possa gerar novos postos de trabalho e mais arrecadação para o estado do Rio Grande do Sul - declarou Paim.

O senador anunciou ainda que já havia encaminhado à Comissão de Assuntos Sociais uma solicitação de audiência pública para tratar do assunto "e dirimir quaisquer dúvidas quanto a essa negociação".

19/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Zambiasi: compra da Ipiranga não pode resultar em demissões nem em queda da arrecadação com ICMS

Paim diz que venda da Ipiranga não causará demissões no RS

Senado discute venda da Ipiranga

Assédio moral pode resultar em demissão de funcionários públicos

Falta injustificada por 30 dias pode resultar em demissão por justa causa

Para Iris Rezende, terrorismo pode resultar de injustiça social