Para Iris Rezende, terrorismo pode resultar de injustiça social



Afirmando que a fome e a pobreza acirram os ânimos e podem provocar conflitos indesejáveis, o senador Iris Rezende (PMDB-GO) observou que o recrudescimento do terror deve também ser visto como resposta irracional a um cenário de injustiças ainda vivo num mundo dividido entre países ricos e nações que amargam extrema miséria.

Em discurso nesta segunda-feira (19), o senador opinou que somente uma coalizão mundial coerente e generosa poderá dar um fim à pobreza e com isso "diminuir o terrorismo, que coloca tantas vidas inocentes em risco". Ele disse que a solidariedade e a generosidade internacionais nunca foram tão desejadas como agora.

Na história da humanidade, disse Iris Rezende, que um dos principais fatores responsáveis pelas guerras civis foi a miséria. Ele pediu ações internacionais capazes de diminuir a pobreza e reduzir as desigualdades:

- Precisamos de um mutirão de países desenvolvidos para minimizar os dolorosos problemas dos carentes, dos sem-teto e dos excluídos - afirmou.

Iris Rezende também vaticinou que a paz mundial não será alcançada enquanto não for conseguida a justiça social. E, para chegar-se à convivência harmoniosa entre as nações, o senador disse que é fundamental um novo pacto mundial, baseado em gestos concretos de solidariedade.

Na opinião do parlamentar, com o advento da globalização, ampliaram-se as desigualdades sociais, inserindo-se o Brasil nesse contexto de graves injustiças. Em sua avaliação, a Organização Mundial do Comércio (OMC) cuida atentamente do interesse das nações ricas, sem se preocupar com ações que reduzam a pobreza.

Em apartes, os senadores Maguito Vilela (PMDB-GO), Lauro Campos (PDT-DF) e Heloísa Helena (PT-AL) se solidarizaram com a preocupação de Iris Rezende, dizendo que a redução da miséria é um tema constante em sua atuação parlamentar. Referindo-se ao Proer (Programa de Recuperação do Sistema Financeiro), eles criticaram o governo federal por priorizar a destinação de recursos para a salvação de bancos, negligenciando investimentos na solução dos problemas sociais.

19/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Iris Rezende defende posição firme contra países condescendentes com o terrorismo

IRIS REZENDE PROPÕE CRITÉRIOS PARA FPE

IRIS REZENDE QUER MAIS FORÇA PARA COOPERATIVISMO

IRIS REZENDE AVALIA VENDA DA ARISCO PARA BESTFOODS

IRIS REZENDE PEDE URGÊNCIA PARA REFORMA POLÍTICA

IRIS REZENDE APONTA A AGRICULTURA COMO SAÍDA PARA O BRASIL