Paim volta a cobrar votação de empréstimo para o Rio Grande do Sul



Em pronunciamento nesta quinta-feira (26), o senador Paulo Paim (PT-RS) voltou a apelar para a votação de um pedido de empréstimo de US$ 1,1 bilhão para o Rio Grande do Sul. A proposta (MSF 128/2008), que conta com o aval da União, tem que ser analisada até a próxima semana para viabilizar o repasse pelo Banco Mundial ao estado.

Paim explicou que a pauta de votações encontra-se trancada por três projetos do Executivo que tramitam em regime de urgência. Disse ter falado nesta quinta-feira, por telefone, com o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, pedindo a ele que não leia as três medidas provisórias que estão para chegar da Câmara, as quais também passariam a trancar a pauta de votações.

O senador gaúcho disse que acredita na possibilidade de um acordo partidário para a votação do empréstimo.

- As condições objetivas [para a votação] estão dadas. Toda vez que houve interesse de empréstimo deste ou daquele estado, os três senadores do Rio Grande foram solidários. É grande a possibilidade de o acordo acontecer - afirmou Paim.

Na última sexta-feira (20), o senador Pedro Simon (PMDB-RS) pediu a prorrogação da sessão plenária e manteve-se em vigília no Plenário, alternando-se na tribuna com o senador Heráclito Fortes (DEM-PI), para aguardar o envio ao Senado, pelo Executivo, da mensagem aprovando o empréstimo para o seu estado. A mensagem devia ser lida ainda na sexta-feira para ser encaminhada à Comissão de Assuntos Econômicos e poder ser votada pelo Plenário antes do recesso de julho.

Motoristas

Em seu discurso, Paim destacou a realização, nesta quinta-feira, de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) que discutiu as condições de trabalho, salário, segurança e saúde dos motoristas de caminhão, ônibus e meios de transporte coletivo e de cargas. Segundo o senador, o que mais preocupa esses trabalhadores é a elevada carga horária de trabalho, que se reflete na saúde dos profissionais e no aumento do número de acidentes.

Paim informou que a subcomissão criada para debater a regulamentação da atuação profissional dos caminhoneiros, e avaliar as denúncias apresentadas pela categoria na audiência pública, fará a primeira reunião na próxima segunda-feira (30). A subcomissão funciona no âmbito da CDH.

Em aparte, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) disse que os motoristas também sofrem com as péssimas condições das estradas brasileiras.



26/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim comemora acordo para votação de empréstimo ao Rio Grande do Sul

Paim volta a cobrar solução para situação dos aposentados da Aerus

Expedito volta a cobrar de Temer votação de transferência de servidores de RO para quadros da União

Paulo Paim volta a cobrar extinção do fator previdenciário

Paulo Paim volta a cobrar decisão sobre Fundo Aerus

César Borges volta a cobrar a votação imediata da PEC Paralela dos Vereadores