País avança no controle da hipertensão, destaca Humberto Costa



O senador Humberto Costa (PT-PE) destacou em Plenário, nesta sexta-feira (1º), os avanços no controle da hipertensão arterial, graças aos programas preventivos e às facilidades de acesso ao tratamento. Conforme dados de abril do Ministério da Saúde, citados pelo senador, 6,9 milhões de hipertensos tiveram acesso a medicamentos gratuitos durante o primeiro ano do programa Saúde Não Tem Preço.

– Esse é um tema de saúde que muito tem preocupado os profissionais de saúde, os gestores e a população em geral. A hipertensão é uma doença às vezes silenciosa, mas com uma série de conseqüências graves que afetam a qualidade de vida e podem ser letais – comentou Humberto.

O senador destacou que o programa do atual governo é uma inovação do Farmácia Popular, implantado por ele mesmo quando era ministro da Saúde no primeiro mandato do presidente Lula.

Como disse, a idéia inicial foi garantir descontos no valor de medicamentos em redes de farmácia de todo o país, oferecendo à população carente acesso a remédios para a hipertensão e ainda a diabetes, outra doença crônica.

O senador, que tem formação em Medicina, salientou que a ação é fundamental para a redução das internações e dos agravamentos ocasionados pela hipertensão arterial, como as disfunções renais e as doenças coronarianas.

De acordo com o senador, 22,7% da população adulta brasileira sofrem com a hipertensão, problema mais comum entre as mulheres (25,4%), conforme dados do Levantamento da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011). A frequência da doença aumenta com a idade, atingindo 59,7% dos brasileiros com mais de 65 anos.

- Ou seja, mais da metade da nossa população idosa sofre com os resultados da pressão arterial alterada – observou.

Humberto Costa observou que o governo investe em outras modalidades de ações para enfrentar a doença. Como exemplo, citou acordo feito em 2011 com a indústria alimentícia para a redução dos níveis de sal em alguns produtos, como o macarrão instantâneo e os salgadinhos.

Ao destacar as ações preventivas, o senador se disse gratificado ao ver outra iniciativa sua servir de inspiração para um programa nacional, no caso a Academia da Saúde. Segundo ele, esse programa é baseado no Academia da Cidade, que ele implantou inicialmente em Recife, em 2002, quando foi secretário de saúde na primeira gestão do PT.

Comissão da Verdade

Humberto Costa registrou ainda a instalação, nesta sexta-feira, da Comissão da Memória e Verdade em Pernambuco, denominada Dom Hélder Câmara. Nos moldes da Comissão Nacional da Verdade, o comitê estadual vai apurar e esclarecer crimes de sequestro, morte, desaparecimento e tortura no período da ditadura militar, entre 64 e 85, ocorridos no estado ou contra pernambucanos em outras regiões do país. Serão investigados ainda crimes cometidos durante a ditadura do Estado Novo.

A comissão contará com nove integrantes, seis indicados por entidades da sociedade civil e três pelo governo do estado. O coordenador será o ex-deputado federal e ex-presidente da OAB Fernando Vasconcelos Coelho, que integrou a chamada ala autêntica do MDB.



01/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Humberto Costa destaca programas de excelência da Saúde no país

Humberto Costa destaca os 32 anos de criação do PT

Humberto Costa destaca importância da Copa do Mundo

Humberto Costa destaca avanços na saúde no Brasil

Humberto Costa destaca prisão de assassino em Recife

Humberto Costa destaca investimentos do governo em segurança pública