País celebra década de vitórias na luta contra a desigualdade racial



Há dez anos, com a criação da Seppir, o Brasil ganhou novas leis de apoio ao cidadão afrodescendente e realizou ações decisivas contra o racismo

 

Na última última quinta-feira (21), a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) comemorou dez anos de criação. Durante este período, o Brasil obteve diversas conquistas e alcançou metas para promover um País mais justo. A discriminação racial tem sido combatida por meio de políticas públicas e ações afirmativas. Ao longo dos dez anos de atuação da Seppir, o Brasil ganhou novas leis de apoio ao cidadão afrodescendente, realizou ações decisivas contra o racismo e, principalmente, estabeleceu metas para introduzir na sociedade a importância do diálogo e do respeito ao próximo.

 

História

Em janeiro de 2003, com a criação da Lei 10.639, a rede de educação brasileira acrescenta ao seu currículo o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira. No dia 21 de março do mesmo ano, é criada a Seppir em pleno Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. O Brasil só passaria a comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra a partir do dia 20 de novembro de 2003. Neste dia, no ano de 1695, morreu Zumbi, líder do quilombo e maior representante da luta contra a escravidão no período do Brasil colonial. A criação desta data serve como momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação nacional.