Pais de 64% dos universitários têm ensino superior, diz pesquisa
Pelo menos 12,3% dos pais de universitários têm pós-graduação
Pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que é relativamente alta a escolaridade dos pais dos estudantes universitários brasileiros, em relação ao total da população. De acordo com os dados, dois terços do total de jovens (64,6%) consultados têm pelo menos um dos pais que chegaram ao ensino superior, e 12,3% dos pais de universitários têm pós-graduação. Entre as mães, o percentual é de 15,4%. Os dados estão no relatório "Estudo comparado sobre a juventude brasileira e chinesa – Dados preliminares do Brasil".
A maior parte dos estudantes, 71,5%, declara que dedica até 10 horas semanais aos estudos fora da sala de aula. Neste grupo, a parcela de quem investe menos de cinco horas por semana para esse fim é alta: 37,1%. Apenas 7,2% utilizam 16 horas ou mais na semana para estudar fora de sala.
A maioria dos estudantes também trabalha: 52% têm atividade remunerada, ao passo que 13,3% estão desempregados. Os que não trabalham representam 27,1% da amostra, e 6,3% exercem trabalhos sem remuneração.
Quanto à escolha do curso, 82,8% dos estudantes afirmam que não trocariam de curso se pudessem, mas 16,7% fariam a troca, enquanto 24,1% apresentam trajetória não linear entre a saída do ensino fundamental e o ingresso na universidade, devido à dificuldade na seleção de vestibulares muito concorridos ou de desistência de outros cursos superiores.
Metodologia
O estudo é resultado de uma parceria do Ipea com a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), o China Youth and Children Research Center (Centro de Pesquisa em Infância e Juventude da China) e a China Youth and Children Research Association (Associação de Pesquisa em Infância e Juventude da China), e foi apresentado na terça-feira (6) pelo pesquisador do Ipea, Eduardo Luiz Zen, e pela professora do Departamento de Estatística da UnB e doutora em Demografia, Ana Maria Nogales.
- Estudo mostra que pobreza no País caiu 55% em uma década
- Projeto vai mapear classe média brasileira para melhoria de políticas públicas
- Diferença salarial entre homens e mulheres está em torno de 13,75%
08/11/2012 15:21
Artigos Relacionados
Suassuna diz que Prouni mudará o ensino superior do país
Sociedade poderá fiscalizar instituições de ensino superior do País
ARRUDA CREDITA AO PROVÃO MELHORIA DO ENSINO SUPERIOR NO PAÍS
Quase metade dos universitários do País já usou drogas ilícitas, mostra pesquisa
Sobraram metade das vagas de ingresso no ensino superior do País em 2010
Instituições privadas de ensino superior querem que MEC priorize ensino fundamental