País sobe no ranking mundial de liberdade de imprensa do Repórteres Sem Fronteiras



O Brasil subiu 13 posições e ocupa agora o 58º lugar no ranking mundial de liberdade de imprensa, divulgado nesta quarta-feira (20) pela organização não governamental Repórteres Sem Fronteiras (RSF). Segundo um comunicado da organização, a melhora na lista ocorreu graças a uma “evolução favorável na legislação” do País.

No topo do ranking de liberdade de imprensa estão, empatados em primeiro lugar, a Finlândia, Islândia, Holanda, Noruega, Suécia e Suíça. Na outra ponta da lista, estão o Turcomenistão (176º), a Coreia do Norte (177º) e Eritreia (178º).

As informações são da BBC Brasil. “Um passo positivo foi dado às vésperas das eleições, com a revogação da lei que proibia caricaturar políticos”, disse o responsável pelas Américas da RSF, Benoît Hervieu.

Apesar da melhora do Brasil, Hervieu garante que é preciso prudência. “Ainda há problemas de violência” ligados à realização do trabalho da imprensa. Outro ponto negativo é a “censura prévia”, disse ele.

A ausência de violência grave contra a imprensa e uma maior sensibilização do Poder Público em relação ao acesso à informação também motivaram o salto do País. “Por último, o Brasil tem uma das comunidades mais ativas na internet”, diz o comunicado.

O relatório também destaca — em um capítulo intitulado Crescimento Econômico não Quer Dizer Liberdade de Imprensa — que o Brasil foi o único a evoluir no ranking entre o grupo do Bric (que inclui ainda a Rússia, Índia e China). A Índia ocupa a 122ª posição na lista, enquanto a Rússia está na 140ª e a China, na 171ª posição.

“Ainda existe uma forte censura prévia no Brasil. Nos últimos anos vimos uma multiplicação de ataques nesse sentido”, diz Hervieu. Para ele, a Justiça brasileira sofre influência de políticos e toma decisões “ridículas, como proibir a citação de nomes e sobrenomes” em reportagens.


Fonte:
Agência Brasil



20/10/2010 20:10


Artigos Relacionados


Mozarildo celebra Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Mídias do século 21 marcam debate no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Brasil sobe uma posição em ranking de competitividade no setor de TI

Brasil sobe dez posições em ranking de países, diz estudo

Brasil sobe 20 posições em ranking de igualdade do gênero

José Alencar e a liberdade de imprensa