País tem novo destino com certificação ambiental



O centro de lazer Marinas Nacionais, no Guarujá (SP), recebe, pela primeira vez, a Bandeira Azul, no dia 23 de novembro. A certificação, mundialmente reconhecida como sinônimo de preservação de costas marinhas, é concedida pela Foundation for Environmental Education (FEE), um programa internacional conduzido por Organização Não Governamental que já certificou mais de 3,8 mil praias e marinas em 46 países.

A bandeira azul é a mais alta certificação para praias e marinas de todo o mundo. Com a certificação, além de conquistar visibilidade internacional no setor ambiental, o destino agrega atributos que o diferenciam no mercado de viagens.

A Prainha, na cidade do Rio de Janeiro, e a Marina Costabella, em Angra dos Reis (RJ), tiveram seus certificados renovados. As cerimônias de hasteamento das bandeiras serão nos dias 9 de novembro, na Prainha, e 10 de novembro, na Marina Costabella. 

Em 25 anos, a certificação foi concedida a 111 praias e 28 marinas do Hemisfério Sul que se somadas às do Hemisfério Norte totalizam 3850 bandeiras distribuídas em 48 países.

O júri do programa é formado por instituições brasileiras e internacionais. No Brasil, o Ministério do Turismo (MTur) é um dos principais integrantes. As praias e marinas inscritas no programa se comprometem com o cumprimento de ações voltadas para a educação e informação ambiental, qualidade da água, segurança e gestão ambiental. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o IAR – Instituto Ambiental Ratones. 

O MTur desenvolve uma série de ações voltadas para a educação ambiental e melhoria da infraestrutura nas praias brasileiras. Entre elas, destacam-se obras de despoluição das praias, de saneamento, acessibilidade, melhoria da infraestrutura das barracas de praia e sinalização.

"Turismo, meio ambiente e sustentabilidade andam juntos. Precisamos estimular o consumo consciente de nossos visitantes, queremos aprofundar os nossos esforços para ampliar os ganhos para o Brasil e o mundo", defende o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

Outra ação do MTur é o Passaporte Verde, uma campanha de estímulo à adoção de práticas sustentáveis no turismo. Materiais informativos que estimulam o turista a reconhecer seu papel como agente de contribuição para a conservação do meio ambiente são distribuídos em áreas turísticas. O programa busca um relacionamento saudável com a natureza, as comunidades e a cultura dos destinos turísticos visitados.

Clique aqui para ouvir declaração do ministro Gastão Vieira sobre a importância da preservação ambiental por turistas. 

Fonte:
Ministério do Turismo



07/11/2013 10:55


Artigos Relacionados


Certificação ambiental poderá definir licitação

Arenas da Copa 2014 terão certificação ambiental

Codevasf conquista categoria máxima em certificação ambiental de ONG

Metrô obtém certificação de excelência em gestão ambiental

Certificação ambiental deverá ser critério de desempate em licitação

Certificação ambiental pode ser critério de desempate em licitação