PAÍS TEM RECURSOS PARA SUPERAR POBREZA, DIZ EDUARDO



O Brasil tem recursos suficientes para acabar com a miséria, mas para alcançar esse objetivo é preciso que o país decida se realmente é isso o que quer. Em caso afirmativo, basta "dar apoio institucional a quem já trabalha com a pobreza para que a decisão seja viabilizada". A conclusão é do senador Eduardo Siqueira Campos (PFL-TO), depois de conhecer em detalhes estudo feito pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), divulgado pela imprensa.
O parlamentar destacou o caráter oficial do trabalho elaborado por técnicos do IPEA, órgão vinculado ao Ministério da Fazenda. E repudiou "a injusta distribuição de renda, que é a responsável no Brasil pelas desigualdades sociais e pela enorme massa de cidadãos que não têm acesso aos bens de consumo, não raro sequer a um prato de comida".
Eduardo Siqueira Campos disse estar convencido de que, ao menos no caso brasileiro, a pobreza e a miséria não são inevitáveis. O trabalho do IPEA, afirmou, aponta claramente para o fato de que a miséria no Brasil "é erradicável". O país teria recursos suficientes para realizar essa meta.
De acordo com os técnicos que elaboraram o estudo, 30 por cento da população brasileira sobrevive com menos de um salário mínimo per capita por mês. Essas pessoas precisariam de 700 reais por ano para completar os 120 reais mensais mínimos, observou Eduardo Siqueira Campos. Feitas as contas, seriam aproximadamente 50 milhões de pessoas, necessitando de 35 bilhões de reais ou 4,5 por cento do PIB (Produto Interno Bruto).
- Ora, conclui o IPEA, para conseguir-se o total em questão bastaria a criação de um imposto específico de transferência de renda, que retirasse 8 por cento dos rendimentos dos 10 por cento mais ricos, ou 5 por cento dos 40 por cento mais ricos do país - informou o senador.
Na avaliação do parlamentar, "trata-se de uma equação financeiramente fácil, mas os entraves políticos seriam complexos". Ele entende que esse estudo deve ser levado em consideração. E apelou para que o presidente da República e os integrantes do Congresso Nacional "leiam e estudem atentamente o trabalho do IPEA, a fim de que possa ele ser transformado em realidade, mudando radicalmente os destinos desta Nação".

24/09/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


SP firma parceria com Itaquaquecetuba para superar extrema pobreza

Alckmin anuncia medidas para superar extrema pobreza

Projeto de Revitalização deve envolver ações para superar a pobreza

Governo federal e governadores do Nordeste firmam pacto para superar extrema pobreza

Eduardo quer ações do governo para superar atraso e estimular desenvolvimento

Dilma diz que desafio do Brasil é superar extrema pobreza