Países se unem contra avanço do fumo no continente americano
Os países do continente americano vão se unir contra as ações adotadas pelo setor tabacaleiro. A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) aprovou uma resolução que permite que os países possam se preparar ou ajudar as autoridades de saúde pública na proteção de sua população contra o fumo.
O texto foi apresentado pelo Ministério da Saúde do Brasil na quarta-feira (29), durante a reunião do Conselho Diretor da Opas, em Washington (EUA). A resolução visa estimular uma estratégia conjunta das nações contra as medidas adotadas pelas empresas do tabaco quando interferem ou criam obstáculos para as ações de saúde pública.
De acordo com o ministério, a indústria do tabaco vem buscando por meio da Justiça e foros internacionais de comércio combater as leis e medidas do poder público contra o fumo.
A medida aprovada pela organização reforça também a necessidade de que os países adotem as diretrizes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, um tratado internacional assinado por mais de 190 países e que está em vigor desde 2005, sob os amparos da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A convenção prevê, entre outras ações, a implementação de leis rígidas para banir o fumo em ambientes coletivos, a disseminação de advertências sanitárias fortes nas embalagens dos produtos e a restrição da propaganda e do patrocínio de eventos culturais e esportivos por marcas de cigarros.
Fonte:
Ministério da Saúde
30/09/2010 13:02
Artigos Relacionados
ALCA envolve 34 países do continente americano
Doença de Chagas se manifesta só no continente americano
Gilvam diz que continente sul-americano não pode reviver ditaduras
Renan destaca papel do Peru no fortalecimento do continente sul-americano
Gurgacz registra mensagem do papa Francisco aos fiéis do continente americano
Brasil e 114 países se unem pela biodiversidade e ecossistemas