Renan destaca papel do Peru no fortalecimento do continente sul-americano



Durante a sessão solene do Congresso Nacional, nesta quinta-feira (9), em que foi recebido o presidente da República do Peru, Alan García, o presidente do Senado, Renan Calheiros, ressaltou a importância daquele país no fortalecimento do continente sul-americano. Ao lembrar que a sessão inaugural do Parlamento do Mercosul acontecerá no próximo dia 14 de dezembro, Renan considerou fundamental a participação do Peru no novo Parlamento.

- Assim como o Brasil, o Peru tem igualmente o compromisso com o fortalecimento das instituições democráticas e com a integração sul-americana. Nosso continente precisa ser protagonista, e não coadjuvante, nas grandes questões internacionais. Seria de fundamental importância a participação da República do Peru, que todos queremos como integrante do Mercosul em caráter permanente, na nova Casa legislativa - disse.

O fato de o Congresso peruano ter reativado a Liga Parlamentar Peru-Brasil também foi comemorado pelo presidente do Senado, que disse querer aprofundar o diálogo entre os dois parlamentos. Renan defendeu a criação do Grupo Parlamentar Brasil-Peru no Congresso brasileiro.

- Asseguro de que me empenharei para que seja criado em breve o Grupo Parlamentar Brasil-Peru - disse Renan.

O presidente do Senado enalteceu as relações entre os dois países, que possuem, desde 2003, mais de 30 acordos bilaterais. Destacou que o Peru participa, sob o comando brasileiro, com um contingente na missão da Organização das Nações Unidas (ONU) para estabilização do Haiti. Sobre as relações comerciais, Renan registrou que em 2005 o comércio entre os dois países atingiu o valor de US$ 1,4 bilhão. A seu ver, este ano deve superar a marca de US$ 2 bilhões.

- Caminhamos rumo a uma integração cada vez maior, do ponto de vista físico, energético, produtivo, social, educacional, cultural e político, dentro de uma nova realidade continental - disse.

Renan lembrou ainda que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, compareceu à posse de García no último 28 de julho e registrou que esta é a primeira visita internacional do presidente peruano após sua eleição.

- Sua vinda ao Brasil sinalizou, sem sombra de dúvidas, o desejo do novo governo de dar continuidade à intensificação da cooperação bilateral, no contexto da aliança estratégica entre o Brasil e o Peru - afirmou.

09/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mesquita Júnior destaca papel do Mercosul na integração do continente

Palestra destaca papel da tecnologia e da capacitação no fortalecimento do Poder Legislativo

Doença de Chagas se manifesta só no continente americano

ALCA envolve 34 países do continente americano

Gilvam diz que continente sul-americano não pode reviver ditaduras

Países se unem contra avanço do fumo no continente americano