Palestra mostra funcionamento das Secretarias de Controle Interno e de Editoração e Publicações



A atuação das Secretarias de Controle Interno e de Editoração e Publicações do Senado foi o tema da palestra desta segunda-feira (22) do projeto 'Conhecendo o Senado'.

Diretor da Secretaria de Editoração e Publicações, conhecida como Gráfica do Senado, Florian Madruga, explicou a origem do órgão:

- A Gráfica surgiu da necessidade de os parlamentares terem um órgão próprio para a impressão das publicações diárias produzidas pela Casa, pois antes era o Departamento de Imprensa Nacional que imprimia os documentos, chegando a 45 dias o tempo de espera para a publicação de um informativo - informou ele.

Florian Madruga disse que, atualmente, a Gráfica exerce o papel de imprensa oficial do Congresso, uma vez que a Câmara dos Deputados também usa suas instalações para a impressão e publicação de documentos.

Ao abordar o trabalho desenvolvido pelo Conselho Editorial, que analisa e autoriza publicações de obras renomadas da literatura nacional, ele informou que a Constituição Federal é a obra mais publicada, cuja tiragem superou, de 1988 para cá, 2,2 milhões de exemplares.

A Secretaria de Controle Interno, segundo explicou o diretor do órgão, Eduardo Torres, tem a finalidade de analisar os gastos dos diversos setores do Senado e emitir relatórios sobre as prestações de contas.

Os relatórios apresentados pela secretaria, conforme disse Torres, são fundamentados na fiscalização contábil, financeira e orçamentária de cada projeto. Os pareceres são enviados ao Tribunal de Contas da União (TCU),responsável pelo exame das contas do Legislativo.

Na abertura da palestra, a diretora-geral, Doris Peixoto, ressaltou a importância desse projeto:

- Essas palestras significam um verdadeiro curso de treinamento para a introdução dos novos servidores. Após o encerramento do ciclo de palestras, o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) editará as gravações e elaborará um curso para o acesso de novos servidores ao Senado Federal - informou a diretora.



22/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Centro de controle interno completa 1 ano de atividades na FAB

PEC do Controle Interno tem primeira sessão de discussão

ENCERRADO O 5º ENCONTRO DOS DIRIGENTES DO CONTROLE INTERNO

DIRIGENTES DE CONTROLE INTERNO SE REÚNEM EM BRASÍLIA

PARCERIA COM ONG DESAUTORIZA CONTROLE INTERNO E LEGISLATIVO, DIZ MOZARILDO

Secretaria da Fazenda promove II Seminário Nacional de Controle Interno