PALMEIRA QUER EXPLICAÇÕES DO GOVERNO SOBRE PROÁLCOOL



Requerimento apresentado pelo senador Guilherme Palmeira (PFL-AL) convoca o ministro José Botafogo Gonçalves a prestar esclarecimentos sobre a política do governo para o açúcar e o álcool. Palmeira argumenta que o Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool, instalado em agosto do ano passado, e composto de nove ministros, não elaborou nenhuma política para o setor.

- Depois de nove meses de espera paciente, de promessas sempre adiadas, de medidas proteladas sem qualquer justificativa razoável, não me resta alternativa, senão a convocação do ministro Botafogo, para que ele explique à nação quando e como o governo pretende estabelecer as políticas relacionadas com as atividades do setor sucroalcooleiro, conforme determina o decreto que criou o Conselho - reclamou o senador.

Para Palmeira, o setor vem sendo vítima de preconceito. Ele diz que a luta pelo Proálcool é sempre confundida com a defesa dos interesses dos usineiros devedores do Banco do Brasil. "Em 1996, depois de cinco anos seguidos de aumento de produtividade, o Brasil colheu uma safra menor do que no ano anterior. Com a renegociação das dívidas, a produtividade voltou a crescer na safra seguinte. E a safra, que no ano passado foi recorde,atingirá 80,6 milhões de toneladas, a despeito da insegurança em que vivem os produtores rurais", avaliou o senador.

Guilherme Palmeira lembra que o setor sucroalcooleiro não pede perdão ou renegociação de dívidas, mas que o país tenha uma política para o setor.

- O Brasil não é apenas o maior produtor mundial de açúcar. É também o único país que, tendo desenvolvido a tecnologia do álcool, montou o maior programa de energia alternativa do mundo, e que, tendo consumido 13 bilhões de dólares, gerou para o país uma economia de 33 bilhões - justificou.



14/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


PALMEIRA QUER MINISTRO NO SENADO PARA EXPLICAÇÕES SOBRE PROÁLCOOL

PÉRES QUER EXPLICAÇÕES DO GOVERNO SOBRE EXPLORAÇÃO DE GÁS NO AMAZONAS

ADEMIR QUER EXPLICAÇÕES DO GOVERNO SOBRE ACORDO COM UNIÃO EUROPÉIA

Suplicy quer explicações do governo sobre contrato entre a Embrapa e a Monsanto

Alvaro Dias quer explicações do governo sobre ações do embaixador cubano

Alvaro Dias quer explicações do governo sobre Operação Porto Seguro