PÉRES QUER EXPLICAÇÕES DO GOVERNO SOBRE EXPLORAÇÃO DE GÁS NO AMAZONAS
O senador Jefferson Péres (PSDB-AM) anunciou hoje (dia 8) que vai propor à Comissão de Serviços de Infra-Estrutura que convide o ministro de Minas e Energia e os presidentes da Eletronorte e da Petrobrás para prestarem esclarecimentos à comissão sobre a razão pela qual ainda não foi montada uma usina destinada ao aproveitamento do gás natural existente em Urucum, no estado do Amazonas.
Ele afirmou que a população de Manaus tem sofrido com o racionamento de energia elétrica. Conforme o senador, a Eletronorte promove, no período de estiagem, cortes de energia durante duas horas, diariamente, em sistema de rodízio. O resultado, acrescentou, são o desconforto físico dos habitantes da cidade, a perda de bens materiais (com a queima de aparelhos eletrodomésticos provocada pelas variações de corrente) e prejuízos ao parque industrial.
Jefferson Péres disse que desde o início dos anos 80 a Petrobrás descobriu a existência de petróleo e de gás na região. O petróleo, segundo explicou, vem sendo explorado, enquanto o gás - uma reserva estimada em 50 bilhões de metros cúbicos, que poderia ser utilizada na produção de energia elétrica - está sem aproveitamento.
- O Brasil vai investir 2 bilhões de dólares na construção de um gasoduto entre o Brasil e a Bolívia, importando gás estrangeiro, despendendo divisas, enquanto o parque gerador de Manaus queima derivados de petróleo importados e o recurso natural, o gás, continua no subsolo - protestou.
08/08/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
PALMEIRA QUER EXPLICAÇÕES DO GOVERNO SOBRE PROÁLCOOL
ADEMIR QUER EXPLICAÇÕES DO GOVERNO SOBRE ACORDO COM UNIÃO EUROPÉIA
Suplicy quer explicações do governo sobre contrato entre a Embrapa e a Monsanto
Alvaro Dias quer explicações do governo sobre ações do embaixador cubano
Alvaro Dias quer explicações do governo sobre Operação Porto Seguro
JEFFERSON PÉRES QUER ESTUDOS AMBIENTAIS ANTES DE EXPLORAÇÃO PRIVADA DE FLORESTAS