PANTANAL É RESERVA ECOLÓGICA MUNDIAL, REGISTRA TEBET



O senador Ramez Tebet (PMDB-MS) registrou no plenário nesta segunda-feira (dia 13) como fato "auspicioso" o reconhecimento do Pantanal como nova reserva da biosfera pela Organização da Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Tebet espera que, com o reconhecimento internacional, seja aprovado projeto do governo federal de desenvolvimento autosustentável da região, o que representará a liberação de R$ 400 milhões para o incentivo ao desenvolvimento sustentável do Pantanal.

Tebet pediu também o andamento de proposta de emenda constitucional de sua autoria modificando a denominação da região de Pantanal para Pantanal Matogrossense e Pantanal Sul Matogrossense, uma vez que dois terços da região pertencem ao estado do sul. O senador destacou que o Pantanal tem 25 milhões de hectares, sendo um dos maiores do mundo.

O senador, que há muito tempo luta pela preservação da área, reconheceu que existem problemas de desmatamento na região, que poderiam ser evitados se for explorado o seu potencial para o ecoturismo e outras atividades afinadas com a preservação.

- O próximo século será permeado pelo desenvolvimento sustentável e pela preservação da natureza - afirmou o senador.

13/11/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tebet registra Dia Mundial do Meio Ambiente e cobra agilidade do Ibama

Fórum Mundial de Desenvolvimento Sustentável vai exibir casa ecológica no Rio

Estação Ecológica apresenta diagnóstico ambiental no Dia Mundial do Meio Ambiente

TEBET: HIDROVIA NÃO AGREDIRÁ PANTANAL

RAMEZ TEBET APLAUDE PROJETO PANTANAL

Ramez Tebet cobra execução do Projeto Pantanal