Papaléo alerta para abuso do poder econômico na campanha eleitoral




O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) criticou em Plenário, nesta segunda-feira (30), o abuso do poder econômico por parte de candidatos na campanha eleitoral deste ano. Segundo ele, mesmo com a fiscalização e as recomendações dos tribunais eleitorais, muitos políticos "continuam infringindo acintosamente a Lei Eleitoral".

- A lei redefiniu os limites e as condições para o financiamento das campanhas de forma correta e oportuna. Mas estamos longe de garantir, por outro lado, que o formidável arsenal financeiro representado pelo orçamento público - na União, nos estados e no conjunto dos municípios - possa ser executado de modo isento e republicano - disse.

Além disso, afirmou o senador, "interesses escusos" vêm norteando determinadas campanhas majoritárias que, "oferecendo recursos de origem duvidosa", têm corrompido candidaturas proporcionais, levando-as a mudar as decisões estabelecidas em convenções partidárias.

- O espetáculo de abuso no uso de recursos públicos pode contaminar mais que simplesmente a lisura dos pleitos e a transparente manifestação da vontade popular. Ele pode inviabilizar o próprio processo de amadurecimento democrático, única esperança que temos de realizar, no Brasil, o império da justiça e da lei - assinalou o senador.

O senador disse acreditar, no entanto, que a mobilização popular vem desempenhando um papel de grande importância na campanha eleitoral deste ano. Ele pediu que a população se mantenha atenta e denuncie as irregularidades e os crimes eleitorais.

Laranjal do Jari

Papaléo também relatou sua visita ao município de Laranjal do Jari, no sul do seu estado, onde pôde verificar os problemas da população, como a falta de estradas e de incentivos para as atividades oleira, pesqueira e moveleira. Ele salientou a necessidade de inventivos governamentais ao estado, que tem 58% de seu territóriodestinado a áreas de preservação, para reservas indígenas e biológicas,
parques e estações ecológicas. O senador também agradeceu o carinho com que foi recebido pela população do município.

Em aparte, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) parabenizou Papaléo pelo discurso.



30/08/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


FERNANDO BEZERRA QUER FREAR ABUSO DO PODER ECONÔMICO

CPI vai investigar abuso do poder econômico na formação do preço do leite

Mão Santa associa trabalho escravo a miséria e abuso do poder econômico

Senador acusa Ambev de abuso de poder econômico e de não cumprir acordo do Cade

AMORIM DEFENDE NOVA LEI ELEITORAL PARA COIBIR USO DO PODER ECONÔMICO

Mesquita Júnior pede campanha de alerta para sinais de abuso sexual de crianças