Papaléo anuncia projeto de incremento da produção de açaí no Amapá



O Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Amapá apresentou aos beneficiadores de açaí do estado um plano de trabalho para o período 2009-2011 com o objetivo de aprimorar a produção local, tendo em vista a demanda crescente pelo fruto no Brasil e no exterior. O anúncio foi feito pelo senador Papaléo Paes (PSDB-AP), em discurso nesta quarta-feira (15).

Entre outras finalidades, o projeto prevê a melhoria da qualidade da matéria-prima, o fortalecimento da cultura associativista e o controle da fitossanidade, além de um aumento de 30% na produtividade do açaí cultivado no Amapá nos próximos três anos. As principais regiões produtoras do fruto encontram-se em Macapá e nas localidades de Santana e Mazagão, às quais o Sebrae direciona o plano de trabalho.

Papaléo Paes explicou ainda que o projeto, que tem por gestora a pesquisadora Larissa Queiroz, conta com um plano estruturado que prevê a realização de consultorias e palestras como forma de minimizar os entraves à produção local de açaí. A iniciativa conta ainda com o apoio do Ministério da Agricultura, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecupária (Embrapa), Banco do Brasil e órgãos ligados ao governo estadual.

Papaléo Paes disse que a cultura do açaí demonstra o potencial do desenvolvimento do Amapá com base em um produto característico da região e sem agressão ao meio ambiente.

Em aparte, o senador Romeu Tuma (PTB-SP) saudou a atuação do Sebrae em favor dos pequenos e médios empreendedores de todas as regiões do país.



15/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo anuncia Corredor da Biodiversidade do Amapá, de US$ 15 milhões

Papaléo anuncia que Amapá instituiu Programa de Recuperação Fiscal

Papaléo saúda 18 anos do PSDB e anuncia sua candidatura ao governo do Amapá

Gilvam Borges comemora incremento do programa Luz para Todos no Amapá

Papaléo pede aprovação de projeto que estende benefícios fiscais ao Amapá

Papaléo defende projeto que favorece municípios localizados em reserva ambiental do Amapá