Papaléo defende investimento em ensino técnico
O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) anunciou nesta terça-feira (26), em Plenário, que apresentou projeto de lei autorizando o Executivo a criar a Escola Técnica de Construção Naval no município amapaense de Santana (PLS 341/07). A proposta encontra-se na Comissão de Educação (CE) e tem como relator o senador Paulo Paim (PT-RS), que já adiantou ser favorável à matéria.
Papaléo explicou que a escola técnica irá aperfeiçoar a vocação dos moradores de Santana que se dedicam à construção de barcos de madeira, em áreas como a confluência do igarapé do Elesbão com a desembocadura do rio Matapi. O senador pelo PSDB do Amapá também considera que muitas empresas se estão instalando em locais menos saturados e distantes das áreas metropolitanas, como forma de facilitar o escoamento da produção.
- Algumas empresas já descobriram o potencial da região e instalaram ali unidades industriais, mas ainda não se trata de produtos com elaboração complexa. Falamos de fábricas de palmito, de açaí, uma indústria de pescados, uma de refrigerantes, uma de tijolos e uma de reciclagem de papel - disse.
Em seu discurso, Papaléo afirmou que o Brasil deveria investir com rigor no aprimoramento de profissionais de nível técnico, em vez de concentrar esforços na oferta de ensino superior. Segundo ele, a medida iria favorecer trabalhadores de baixa renda que atuam no setor primário. Ela também iria contribuir para o desenvolvimento das regiões distantes dos grandes centros urbanos, aproveitando os potenciais geradores de riqueza nelas existentes.
26/06/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Papaléo Paes defende ensino técnico
Papaléo reclama da política de ensino técnico e superior para o Amapá
Papaléo reclama da política federal de ensino técnico e superior para o Amapá
Wellington Dias defende expansão do ensino técnico
Papaléo defende investimento em infra-estrutura para o ecoturismo
Ângela Portela defende projeto de incentivo ao ensino técnico