Papaléo reclama da política de ensino técnico e superior para o Amapá
O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) queixou-se do plano de expansão do ensino técnico e superior implementado pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva, que só previu uma escola técnica para o Amapá e nenhuma universidade pública para o estado. O parlamentar também reivindicou, na ocasião, a criação do curso de Medicina na Universidade Federal do Amapá (Unifap), lamentando a inexistência de curso superior nesta área no estado.
- Isso não pode mais ocorrer no país. O governo federal planeja a instalação de 214 novas escolas técnicas e um dos estados mais necessitados só é agraciado com uma delas - protestou.
Ainda na área da educação profissional, Papaléo lembrou ter apresentado dois projetos de lei beneficiando o Amapá: o PLS 484/03, que autoriza o Poder Executivo a criar a Escola Técnica Federal de Macapá, e o PLS 341/07, que estabelece autorização idêntica para criação da Escola Técnica Federal de Construção Naval do Município de Santana.
O senador disse ainda que das dez novas universidades federais anunciadas, nenhuma será instalada na Região Norte. O Amapá também ficou de fora, segundo acrescentou, do plano de instalação de 48 novos campi universitários no país. Diante desse quadro, Papaléo apresentou o PLS 23/06, que autoriza o Poder Executivo a implantar campi avançados da Unifap nos municípios de Santana, Oiapoque, Laranjal do Jarí e Macapá.
A estatística de um médico para 1,5 mil habitantes no Amapá levou o parlamentar a defender ainda a criação do curso de Medicina no único estado do país carente dessa formação profissional. O senador lembrou que em maio passado a Unifap encaminhou esse pedido ao Ministério da Educação e apelou por sua rápida aprovação. O curso, disse o senador, deverá estar voltado para a realidade das doenças que atingem a região amazônica e estimular a permanência dos formandos no Amapá.
Os protestos de Papaléo tiveram o apoio dos senadores Mário Couto (PSDB-PA), Mão Santa (PMDB-PI) e Paulo Paim (PT-RS), que prometeu apresentar requerimento de votação em regime de urgência do PLC 70/07, que cria oito escolas técnicas e agrotécnicas federais em sete estados.
17/09/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Papaléo reclama da política federal de ensino técnico e superior para o Amapá
Papaléo elogia qualidade da Universidade Federal do Amapá e pede mais verbas para o ensino superior
Papaléo elogia qualidade da Universidade Federal do Amapá e pede mais verbas para o ensino superior
Papaléo reclama de verbas do PAC para o Amapá
Papaléo Paes defende ensino técnico
Papaléo defende investimento em ensino técnico