Papaléo destaca amadurecimento da Petrobras nos 50 anos da empresa
A Petrobras está adaptada à situação de competitividade principalmente por sua competência técnica, afirmou nesta quarta-feira (1º) o senador Papaléo Paes em pronunciamento de homenagem aos 50 anos da maior empresa brasileira. O senador fez um detalhado relato da história da companhia e citou dados de 2002 que confirmam a sua pujança.
A receita da empresa no ano passado, informou o senador, foi de 22,6 bilhões de dólares, o lucro líquido de 2,3 bilhões e os investimentos, 4,9 bilhões. A Petrobras tem 9.842 poços ativos, sendo 852 marítimos, justamente o de maior produção. Tem 14 refinarias, 14.267 quilômetros de dutos, 55 navios petroleiros próprios, fora outros 60 que opera, relatou o senador, citando ainda a presença da companhia em pelo menos seis países.
Papaléo chamou a atenção, no entanto, para a necessidade de conciliação entre os interesses da empresa, os do Estado e os da sociedade brasileira. Há questões, lembrou o senador, que precisam ser resolvidas no que diz respeito à capacidade de refino da empresa e aos novos investimentos. Outra questão fundamental é a dos preços dos combustíveis, que a empresa tem alinhado às cotações do dólar.
- Isso é bom para a empresa. Mas será a melhor solução para os consumidores brasileiros e para a economia brasileira ? - questionou.
Papaélo ressaltou que há necessidades imediatas da economia brasileira a serem atendidas e que contrariam a lógica de satisfazer os interesses da empresa.
- É preciso chegar ao meio-termo ideal, que corresponda aos interesses do povo brasileiro - acrescentou.
01/10/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
CABRAL DESTACA 125 ANOS DA EMPRESA J. TADROS & CIA.
Jucá destaca desempenho da Infraero nos 29 anos da empresa
Marco Maciel destaca amadurecimento do eleitor brasileiro
Flávio Arns destaca 20 anos de empresa de comunicação do Paraná
Jucá destaca os 29 anos de trabalho da Embrapa e fala da importância da empresa para o país
Papaléo cobra responsabilidade de empresa exploradora de manganês