Papaléo destaca governos do PSDB nos estados e critica Berzoini



O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) fez um rápido balanço sobre o Seminário de Gestão Pública, promovido em agosto passado pelo Instituto Teotônio Vilela, ligado ao PSDB, no qual foram feitas críticas ao governo Luiz Inácio Lula da Silva e destacadas experiências bem sucedidas em estados administrados pelo partido.

Na avaliação do PSDB, o anúncio do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) como impulso à retomada do crescimento econômico do país não passou de uma panacéia.

- Realização, pelo visto, não é mesmo o forte do governo petista - disse Papaléo, que também duvidou da solidez da economia nacional e de sua imunidade à recente crise econômica motivada por problemas no mercado imobiliário norte-americano.

Em relação às administrações tucanas, o parlamentar destacou elogios feitos ao governador Aécio Neves, de Minas Gerais, pelo chefe do Programa Global da Organização das Nações Unidas (ONU) contra a Corrupção, Stuart Gilman. Segundo Papaléo, Minas Gerais é o único estado brasileiro a manter um cadastro atualizado de fornecedores impedidos de contratar com o setor público.

Avaliações positivas também foram expressadas por Papaléo em relação ao governo de São Paulo, gerido pelo tucano José Serra. Como exemplo, assinalou a redução quase à metade no índice de mortalidade infantil apurado entre 1995 e 2006, que passou de 24,58 mortes por cada mil nascidos vivos para 13 mortes por cada mil nascidos vivos. Além de ações de atenção à gestante, o parlamentar creditou o resultado a obras de saneamento em área mais carentes do estado.

Berzoini

Papaléo também classificou como "imoral, indecente e ditatorial" proposta de extinção do Senado feita pelo presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, durante o 3º Congresso Nacional do PT. Na sua opinião, essa declaração evidencia um descontentamento do atual governo com a resistência do Senado em votar medidas provisórias editadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) afirmou que esse é o melhor Senado dos últimos 180 anos. Para o senador Mário Couto (PSDB-PA), está claro que Berzoini é um ditador e tem a intenção de extinguir o Congresso.

03/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo rebate crítica do governo a projeto do PSDB que recompensa bom aluno com aumento do Bolsa Família

Líder sugere que PSDB apresente representação contra Berzoini

Papaléo solicita a Berzoini dados e estudos que embasaram reforma da Previdência

Papaléo diz que combate à Aids deve ser priorizado por todos os governos

Flexa enumera avanços registrados nos governos do PSDB de acordo com pesquisa

Papaléo Paes diz que não é dissidente do PSDB