Flexa enumera avanços registrados nos governos do PSDB de acordo com pesquisa



O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) comentou, em pronunciamento nesta quinta-feira (17), os avanços registrados no pais durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, conforme os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), analisados pelo jornal O Globo em reportagem publicada no último domingo. De acordo com a reportagem, “os tucanos foram os responsáveis por avanços mais sólidos na educação, na expansão de serviços públicos e na ampliação dos bens de consumo básicos”.

- É sempre muito bom quando dados objetivos e, melhor ainda, oficiais, vêm deitar por terra mistificações como as que se tornaram tão comuns no país nos últimos anos, principalmente aquela que prega que o Brasil começou a partir do governo do PT – disse o senador.

Para fazer a análise, o jornal comparou cerca de 130 indicadores levantados anualmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento mostra que, entre 1992 e 2002, período que engloba os governos de Itamar Franco (1992-1994) e Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), o índice de brasileiros entre 7 e 14 anos na escola passou de 86,6% para 96,9%, alta de 11,9%. Nos dez anos seguintes, os governos de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e Dilma Rousseff (a partir de 2011) ampliaram o acesso de crianças e jovens à escola em apenas 1,7%.

O senador também citou o crescimento do acesso da população à luz elétrica e a serviços de telefonia entre 1992 e 2002. Para ele, é até “covardia” , comparar o acesso à telefonia, já que, nesse período houve um crescimento de 224%, contra 49% dos governos do PT.  O acesso a eletrodomésticos como geladeira, fogão e televisão, segundo o senador, foi duas vezes maior na primeira década analisada que nos últimos anos, referentes às administrações petistas.

- A expansão foi maior, independente do programa eleitoreiro para completar o Minha Casa Minha Vida e para o financiamento de eletrodomésticos para as famílias atendidas pelo Minha Casa Melhor. Este é um programa puramente eleitoreiro – acusou.

Para Flexa, mesmo na área em que o jornal aponta um melhor desempenho do PT - trabalho, renda e redução da desigualdade social – houve um a contribuição do PSDB.

- Se a gestão tucana não tivesse dado as condições de base sólida para o crescimento sustentável do Brasil, o PT teria condição de ter feito e feito mal aquilo que fez nessa década atual? – questionou.



17/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Capiberibe aponta avanços registrados no Amapá

Ideli enumera avanços do governo Lula na educação pública

Tourinho destaca avanços dos governos do PFL na Bahia

Viana aponta avanços obtidos nos governos do PT

Aloysio Nunes diz que PT tem de reconhecer avanços de governos anteriores

Papaléo destaca governos do PSDB nos estados e critica Berzoini