Papaléo diz que Amapá deve se preparar para atender idosos
Com base em dados do recenseamento realizado no Amapá pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o senador Papaléo Paes (PMDB-AP) alertou para a necessidade de o estado se preparar para o aumento de 71% no número de idosos na população. Segundo os dados do censo, o número de idosos, que era de 11.349 em 1991, ou 3,9% da população, em 2000 chegou a 19.443, ou 4,1% da população. No mesmo período, a população passou de 289.397 habitantes para 477.032.
Para Papaléo, esse aumento é -alvissareiro-, considerando que, em grande parte, é devido ao desenvolvimento socioeconômico e, principalmente, às conquistas na área médica. Ele observou, no entanto, que o estado precisa se preparar para dar à terceira idade condições de vida digna.
De acordo com o IBGE, a tendência para os próximos anos é de que a população total se estabilize e que a taxa de crescimento caia. Isso em conseqüência da redução no processo migratório e da diminuição da taxa de fecundidade, que já vem sendo detectada nos últimos anos.
O senador também parabenizou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pela sensibilidade social na escolha do tema da Campanha da Fraternidade deste ano, lançada em abril: -Vida, Dignidade e Esperança-, que chama a atenção da sociedade para a responsabilidade para com as pessoas idosas e a necessidade de combater o preconceito. Ele também destacou a novela da TV Globo, Mulheres Apaixonadas, que mostra os problemas vividos por um casal de idosos.
As iniciativas em favor da população idosa devem reunir a participação dos diversos setores da sociedade, disse o senador. Ele observou que a classe política vem desempenhando um importante papel na promoção de políticas de interesse dos idosos, lembrando numerosos projetos em tramitação ou já transformados em leis.
Papaléo também pediu urgência para o projeto de lei do senador Paulo Paim (PT-RS), que cria o Estatuto Social do Idoso e ainda está em tramitação na Câmara dos Deputados. Para o senador, este projeto pode representar -um instrumento significativo para o resgate da dignidade de milhões de idosos brasileiros-.
13/06/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovada criação de fundo para atender idosos
Papaléo reclama de verbas do PAC para o Amapá
Assuntos Econômicos debate criação de fundo para atender idosos
Ministro da Educação diz que País deve se preparar para a sociedade do conhecimento
Paim: Brasil deve se preparar para fortalecer mercado interno
País deve preparar-se para antecipação das próximas eleições, diz Saturnino