Garibaldi pede mais verbas para o Saúde da Família



O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) pediu nesta segunda-feira (6) que o governo amplie as verbas e o número de equipes do programa Saúde da Família, criado no governo Itamar Franco e estruturado no governo Fernando Henrique pelo então ministro da Saúde, José Serra. Segundo o parlamentar peemedebista, o programa tem sido responsável por melhorar os índices de saúde da população de baixa renda e evitar a procura de pronto-socorros.

Com preocupação, o senador leu trechos de matérias de jornal dando conta do ritmo lento em que se encontra o programa, quando deveria ser acelerado para atender a um número maior de famílias. Operado por 22 mil equipes formadas por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e seis agentes de saúde, o programa percorre bairros pobres oferecendo tratamento e prevenindo doenças. Entre os tipos de atendimento estão o pré-natal, o materno-infantil e os voltados a hipertensos e diabéticos.

 Ao observar que o governo Luiz Inácio Lula da Silva não está cumprindo as metas de expansão do número de equipes - mais 17 mil turmas -, Garibaldi disse que faria justiça a Serra, em cuja gestão o Saúde da Família teve seu melhor desempenho.

- Apelo ao ministro da Saúde, Humberto Costa, para que amplie esse importante programa, mas chamo também a atenção de prefeitos e governadores para a responsabilidade que têm para com o Saúde da Família - disse o parlamentar.



06/12/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo elogia o governo por destinar mais verbas para a saúde e pede melhor administração do setor

Garibaldi pede verbas para obras seculares no Nordeste

Garibaldi defende mais verbas para socorrer vítimas das enchentes no Nordeste

Garibaldi reivindica mais verbas para Centro de Lançamento da Barreira do Inferno

Garibaldi pede proteção da PF para família do senador Arthur Virgílio

Papaléo pede aprovação do projeto que aumenta destinação de verbas para a saúde