Papaléo elogia qualidade da Universidade Federal do Amapá e pede mais verbas para o ensino superior
Ao elogiar a qualidade da Universidade Federal do Amapá (Unifap), o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) disse, em discurso nesta segunda-feira (19), que as universidades do país precisam de mais investimentos. Ele ressaltou que é dever dos governantes proporcionarem um sistema público de educação bem estruturado. Disse ainda que as universidades auxiliam o país a crescer economicamente e ajudam a diminuir as desigualdades regionais.
- Nesse sentido, a atuação, e a própria existência, das instituições federais de ensino na Região Norte é vital para tentar diminuir o fosso que ainda nos separa das regiões mais prósperas e que, não por mera coincidência, concentram o maior número de universidades públicas - afirmou.
Papaléo Paes elogiou a qualidade acadêmica da Unifap, porém lamentou que o Amapá ainda não tenha sequer um curso superior de Medicina. O senador lembrou que sempre apresenta emendas ao orçamento da União em benefício da Unifap e garantiu que continuará trabalhando pela implantação de um curso de Medicina no estado.
- Não é possível, muito menos aceitável, que o estado do Amapá, tão carente que é de médicos, não possua um curso de Medicina. Criar o curso de Medicina na Unifap é uma questão que deve ser tratada como prioridade, pois é uma forma de garantir ao povo de nosso estado a prestação de um serviço de saúde de melhor qualidade, bem equipado e dotado de um maior número de profissionais de saúde - disse Papaléo.
Na opinião do senador, a Unifap vem colaborando com o desenvolvimento do Amapá desde sua criação, em 1990. Papaléo elogiou os atuais dirigentes da instituição, em especial o reitor José Carlos Tavares.
- Gostaria de parabenizar a Universidade Federal do Amapá pelo brilhante trabalho que tem desempenhado na formação de milhares de jovens amapaenses, a despeito de todos os percalços e dificuldades. Trata-se de um das instituições mais importantes de nosso estado, pois trabalha, dia após dia, para garantir um futuro de prosperidade para o Amapá - elogiou Papaléo.
Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) elogiou o pronunciamento do colega.
19/11/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Papaléo elogia qualidade da Universidade Federal do Amapá e pede mais verbas para o ensino superior
Papaléo reclama da política federal de ensino técnico e superior para o Amapá
Papaléo reclama da política de ensino técnico e superior para o Amapá
Papaléo elogia o governo por destinar mais verbas para a saúde e pede melhor administração do setor
Papaléo comemora criação do curso de Medicina na Universidade Federal do Amapá
Papaléo cobra mais atenção do governo federal para o Amapá