Papaléo Paes aponta 'perseguição' contra Sarney



Em pronunciamento nesta segunda-feira (17), o senador Papaleo Paes (PSDB-AP) lamentou a "sistematização" do que classificou de uma "verdadeira perseguição política" contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), alvo de diversas denúncias publicadas ultimamente pela imprensa.

Momentos antes, no Plenário, Sarney havia respondido a denúncia do jornal O Estado de S. Paulo segundo a qual dois dos três apartamentos ocupados pela sua família na Alameda Franca, na região dos Jardins, na capital paulista, estariam em nome da empresa Holdenn Construções, Assessoria e Consultoria Ltda., antes batizada de Aracati Construções, Assessoria e Consultoria Ltda.

Na oportunidade, Sarney criticou alguns senadores que em entrevista ao jornal cobraram investigação sobre o caso, a exemplo do presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra (PE), e o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, Demóstenes Torres (DEM-GO).

Em seu discurso, Papaléo criticou aqueles "que se despersonalizam e acham que não devem dar resposta à sua consciência, mas a outras pessoas, não interessa a quem seja", em uma prática que "martiriza a consciência em prol do beneficio pessoal". Disse ainda que existe um "equivoco em se ler uma notícia de jornal e transformar aquilo em verdade", muitas vezes em decorrência de "más informações, da ansiedade em se dar a notícia hoje, principalmente sem checar" a veracidade das informações.

- Não podem pegar notícia de jornal e transformar logo como notícia séria, mandando apurar a vida particular de um companheiro aqui. Isso é inadmissível, isso já estourou o limite da tolerância. Da feita que sai na imprensa, não tem mais jeito, está condenado. Quem vai ficar acompanhando até o acusado dizer que é inocente? - indagou.

Papaléo Paes lamentou ainda que muitas notícias sejam plantadas na imprensa como forma de possibilitar a exploração futura dessas informações no jogo político.

- Esta Casa não é de dar golpe, mas já recebeu muitos golpes. Realmente, poderia ao menos haver, já que não há respeito político a muitas questões que antecederam a eleição de Sarney, respeito ao ser humano, à família e ao cidadão Sarney - concluiu.



17/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo Paes aponta desigualdade no acesso ao saneamento básico no Brasil

Papaléo Paes destaca artigo em defesa do presidente José Sarney

Papaléo Paes faz alerta contra o desperdício de água

Papaléo Paes rebate críticas contra instalação da CPI da Petrobras

Papaléo Paes discursa contra proposta de taxação das cadernetas de poupança

Papaléo Paes comemora adesão de países a tratado contra o tabagismo