Papaléo Paes defende importância de medidas e campanhas antitabagistas



Primeiro senador a discursar nesta terça-feira (9), o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) disse que o governo precisa estimular medidas e campanhas antitabagistas. Para o senador, que é médico, já passa da hora de os países intensificarem ações contra o tabaco, o que pode evitar um grande número de "mortes precoces".

Papaléo ressaltou que a luta contra o tabagismo, que vem ganhando força ao redor do mundo nos últimos anos, tem tido como conseqüência a redução no número de óbitos por causas relacionadas ao fumo.

- São inquestionáveis os resultados positivos para aqueles países que adotaram um conjunto consistente de medidas que se traduziram na efetiva redução do consumo de cigarros e do número de fumantes. Devemos dizer que o Brasil é, sem sombra de dúvidas, um dos países que vêm obtendo excelentes resultados com suas medidas de prevenção ao tabagismo - disse.

O senador informou que dados do Ministério da Saúde demonstram que a porcentagem de brasileiros acima de 15 anos que fumam caiu de 32% em 1989 para 16,4% atualmente. Entretanto, disse Papaléo, o tabagismo continua ocasionando cerca de 85% das mortes por obstrução pulmonar crônica e 95% das mortes por câncer de pulmão. Para ele, o governo brasileiro precisa continuar a promover ações de desestímulo ao fumo.



09/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo Paes defende ensino técnico

Papaléo Paes defende revisão no processo de edição de MPs

Papaléo Paes defende trabalho de fiscalização feito pelo TCU

Papaléo Paes defende compensação ao Amapá por preservação ambiental

Papaléo Paes se solidariza com Arthur Virgílio, mas defende a Mesa

Papaléo Paes defende mais investimentos para o cinema nacional