Papaléo Paes registra aniversário de fundação da primeira escola de Medicina no Brasil



O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) fez nesta segunda-feira (18) um discurso em homenagem à Faculdade de Medicina da Bahia, a primeira do Brasil. Implantada em Salvador no dia 18 de fevereiro de 1808, com o nome de Escola de Cirurgia, a escola é um dos frutos da vinda da família real para o Brasil, naquele mesmo ano.

A escola foi inaugurada pelo próprio dom João VI no Real Hospital Militar da Bahia e iniciou suas atividades com cursos de Anatomia e Obstetrícia. Tendo passado pelo estágio de "academia médica", foi transformada em faculdade em 1832.

Além de ressaltar o papel pioneiro da instituição que foi a semente do saber médico no país, Papaléo Paes observou que a faculdade esteve relacionada a importantes movimentos políticos e cívicos, como a Independência do Brasil, a Guerra do Paraguai, a Guerra de Canudos e a Sabinada, entre outros.

- Não falamos de duzentos anos de história da faculdade, mas de duzentos anos nos quais ela participa da história deste país - disse o parlamentar amapaense.

O senador do PSDB também relatou as diversas denominações que a escola recebeu até constituir-se definitivamente como Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia.



18/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo Paes comemora os 20 anos de fundação do PSDB

SEBASTIÃO ROCHA REGISTRA FILIAÇÃO DE PAPALÉO PAES AO PDT

Papaléo Paes registra 57 anos da Rádio Difusora de Macapá

Papaléo Paes diz que a crise econômica já afeta o Brasil

Moreira registra 30º aniversário de fundação da Emater de Rondônia

Papaléo Paes aponta desigualdade no acesso ao saneamento básico no Brasil