Papaléo Paes comemora os 20 anos de fundação do PSDB



O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) comemorou em Plenário os 20 anos de fundação do Partido da Social Democracia Brasileira, criado em 25 de junho de 1988. Lembrou que o partido nasceu "sob a liderança de políticos que não somente detinham expressão nacional, como também ostentavam sólida credibilidade", citando, além do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, os ex-governadores José Richa, Franco Montoro e Mário Covas e os senadores Afonso Arinos e Artur da Távola.

A realização mais expressiva do partido, assinalou Papaléo, foram os oito anos de governo de Fernando Henrique Cardoso e sua principal conquista, a contenção da inflação. Papaléo disse que o partido, mesmo na oposição, fará de tudo "para ajudar o atual governo a não permitir que a inflação volte".

O senador também destacou a luta do PSDB para disciplinar os gastos públicos, culminando com a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal. Citou também as privatizações realizadas no governo FHC - "um dos mais importantes programas de privatização em todo o mundo" -, que possibilitaram aos brasileiros o acesso a bens e serviços antes restritos a uma pequena parcela da população. Citou o exemplo da telefonia e a ampliação do número de telefones fixos no país, que saltou de 13 milhões, em 1994, para 50 milhões, em 2002.

Também ressaltou o crescimento da produção de grãos, que nos oito anos do governo tucano cresceu quase 70% apenas com aumento da produtividade, sem a ampliação da área plantada.

Papaléo ressaltou os avanços na educação, com a matrícula de 97% das crianças entre 7 e 14 anos, e a redução, pela metade, do analfabetismo. Também enfatizou a queda de 90% na mortalidade infantil na década de 90, destacando as expressivas reduções nos estados do Nordeste, onde a taxa passou de 73 para 44 óbitos a cada mil nascimentos.

O senador citou ainda a aprovação da Lei Orgânica de Assistência Social (Loas), a legislação para produção de medicamentos genéricos e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, que reconduziu para a escola mais de 800 mil crianças. Por fim, destacou a retirada de 10 milhões de pessoas da condição de pobreza, com o número absoluto de pobres baixando de 65 milhões para 55 milhões.

Em aparte, o senador Romeu Tuma (PTB-SP) disse que o Plano Real conseguiu sustentar os preços para que a população não viesse a sofrer as conseqüências da inflação. Já a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) afirmou que os 20 anos do PSDB se confundem com a história recente do Brasil.



24/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo Paes diz que não é dissidente do PSDB

Papaléo Paes registra aniversário de fundação da primeira escola de Medicina no Brasil

Papaléo Paes comemora aprovação de projeto de sua autoria na CAS

Papaléo Paes saúda os 21 anos do Amapá

Papaléo Paes comemora adesão de países a tratado contra o tabagismo

Papaléo Paes registra 57 anos da Rádio Difusora de Macapá