Papaléo propõe anistia de multas trabalhistas a produtores prejudicados por problemas climáticos



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) vai examinar projeto de lei do Senado (PLS 91/06) que concede anistia às multas aplicadas pela fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego aos pequenos produtores rurais, no período compreendido entre janeiro de 2004 e dezembro de 2005, cujas propriedades estejam localizadas em municípios onde tenha sido decretado estado de emergência ou de calamidade pública em razão de problemas climáticos. O projeto ainda será examinado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde terá decisão terminativa.

O autor da matéria, senador Papaléo Paes (PSDB-AP), alega, em sua justificativa, que recebeu apelo das autoridades municipais relatando as dificuldades enfrentadas pelos pequenos produtores rurais em face da situação de emergência e calamidade pública decorrente de eventos climáticos imprevisíveis.

"A postulação inicial era para se abrandar as obrigações trabalhistas previstas no estatuto do trabalhador rural, mas o caráter geral dessa legislação não autoriza a sua flexibilização apenas para uma parcela de empregadores rurais, o que poderia significar a vulnerabilização das normas trabalhistas nas áreas rurais", explica o senador.

Segundo Papaléo, é enorme a dificuldade econômica pela qual passam os pequenos produtores rurais dessas regiões. Por esse motivo, as multas aplicadas pela fiscalização do Ministério do Trabalho devem ser anistiadas, pois é "razoável presumir que as infrações cometidas resultaram não da vontade do empregador rural, mas da sua quase falência econômica".



13/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Efraim quer perdão da dívida para pequenos agricultores prejudicados por problemas climáticos

Papaléo anuncia projeto para anistiar pequenos produtores rurais de multas

Wellington Roberto propõe anistia de 50% das dívidas dos pequenos produtores rurais

Sérgio Souza comenta prejuízos com problemas climáticos no Paraná

"Inquisição moderna" responsabiliza Brasil e Amazônia por problemas climáticos, diz Mozarildo

Políticas públicas amparam produtores do Sul prejudicados por chuva