Wellington Roberto propõe anistia de 50% das dívidas dos pequenos produtores rurais



O senador Wellington Roberto (PMDB-PB) anunciou projeto de lei de sua autoria que perdoa a metade das dívidas contraídas junto ao Banco do Nordeste por pequenos produtores rurais e pescadores, como também suas cooperativas e colônias, por meio de financiamentos do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE) e do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). De acordo com a proposta, os 50% restantes serão refinanciados por dez anos, com três de carência, à taxa de 3% ao ano.

A justificativa apresentada pelo senador é que os beneficiários do projeto estão sem meios de honrar seus compromissos em virtude da alta sucessiva dos juros, da falta de investimentos subsidiados pelo governo federal e das constantes intempéries climáticas. Wellington Roberto acrescentou que, sem meios para obter novos recursos, eles não podem investir em novas culturas agrícolas, na pecuária ou outras atividades.

- Para o governo federal e respectivas instituições financeiras, é também a única maneira de ter algum ressarcimento do que foi investido. Como a anistia parcial, por si só, não soluciona o problema, faz-se necessário proporcionar-lhes acesso a novos créditos, de modo que possam reciclar suas atividades. Os pequenos produtores rurais sempre tiveram papel de destaque e relevância na economia nordestina e mereceram tratamento favorecido por parte do governo - afirmou Wellington Roberto.

06/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto prevê anistia das dívidas de pequenos produtores rurais

Wellington quer anistiar 50% das dívidas de pescadores e pequenos produtores rurais do NE

Benedito de Lira pede anistia das dívidas de pequenos produtores

Jucá inclui anistia de dívidas de produtores rurais nordestinos em MP

Heloísa Helena defende negociação de dívidas de pequenos produtores rurais

Aprovada MP que concede incentivos fiscais para indústria e anistia dívidas de produtores rurais